YouTube incentiva denúncias de vídeos irregulares

O YouTube incentiva denúncias de vídeos que vão contra as diretrizes do site, incluindo o uso indevido de direitos autorais.

O YouTube incentiva denúncias de vídeos que vão contra as diretrizes do site. Em uma postagem no blog oficial, a plataforma conta que ao longo dos anos já recebeu mais de 90 milhões de denúncias de vídeos que, de alguma forma, violavam as regras de postagem. Entre os países que mais costumam denunciar vídeos estão a Indonésia, Turquia, Alemanha, Ucrânia e França.  

Para o YouTube, é sempre bom que tenha denúncias para que o sistema de reportação funcione sempre de maneira otimizada. Atualmente o site trabalha com o treinamento e capacitação de pessoas de diferentes idiomas e em diferentes horários para que as denúncias sejam analisadas o mais rápido possível. A equipe trabalha para remover os vídeos que violam os termos, restringir a idade de vídeos que contenham conteúdo impróprio e  tirar denúncias de vídeos que tenham sido assinalados sem ter quebrado alguma regra.

Além das regras do YouTube, denúncias de que algum vídeo viole leis locais também são levadas em consideração. Caso seja provado que um vídeo está contra as leis de uma cidade ou país, será restringido a exibição deste conteúdo naquele lugar. Quando um caso deste ocorre é registrado no site “Google Transparency Request”, que ajuda na hora de classificar as próximas denúncias.

De acordo com os dados revelados, dos mais de 90 milhões de vídeos denunciados, apenas 1% correspondiam a conteúdo terrorista e discurso de ódio, o que mostra que a plataforma continua se mantendo uma comunidade sadia. A grande parcela de denúncias provém de direitos autorais. Somando todos os itens que estão englobados na plataforma Google, ao todo foram mais de 1,76 bilhões de páginas excluídas da internet por conter material com direito autoral.

Isto porque existe uma lei que garante aos artistas direitos de autoria e lucro sobre suas obras. Em tempos de internet e disseminação da pirataria, às vezes perde-se a noção da importância da proteção deste direito. Mas as grandes empresas que trabalham com conteúdo e os grandes artistas jamais esquecerão, portanto, trabalham para fazer valer a lei e impedir o uso sem licença de material.

Recentemente o YouTube voltou a reforçar os criadores a respeito de conteúdos impróprios para anunciantes. Alguns, chegaram a achar que fosse uma nova diretriz do site, porém, as regras já estavam no acordo e o que site fez foi relembrar os pontos mais importantes para justificar caso algum vídeo perca a monetização.

Pois é, galera. A cada dia que passa o YouTube está maior e com isso crescem também as responsabilidades, tanto da plataforma, quanto a dos produtores de conteúdo e inscritos