Você sabe o que é gacha?

Popular no Japão desde o começo da última década, "Gacha" é uma modalidade de games que tem como inspiração as máquinas gashapon de fliperamas. Aquelas, onde você investe certo valor em dinheiro e ganha um prêmio totalmente aleatório. Essa modalidade de jogos ~de azar~ é também cada vez mais popular nos games virtuais.

Popular no Japão desde o começo da última década, “Gacha” é uma modalidade de games que tem como inspiração as máquinas gashapon de fliperamas. Aquelas, onde você investe certo valor em dinheiro e ganha um prêmio totalmente aleatório. Essa modalidade de jogos ~de azar~ é também cada vez mais popular nos games virtuais.

O fator da aleatoriedade nas máquinas de gashapon fez com que colecionadores se tornassem muito interessados por elas, tal qual a indústria de eletrônicos, que vem introduzindo com estratégias certeiras (e até… perigosas) o Gacha em jogos supostamente… gratuitos.

Nesses jogos, o gacha pode se aplicar de várias formas, fazendo o jogador “injetar” dinheiro no jogo para conquistar itens raros, personagens, roupas, “peças” extra do jogo e que podem ser extremamente raras. Tudo isso de maneira aleatória.

Fire Emblem Heroes” foi um dos pioneiros da modalidade nos jogos mobile, contando com o fator decisivo da franquia Fire Emblem já ser extremamente popular e contar com personagens aclamados no mundo todo.

Quando os mais populares e lucrativos jogos de celular do Japão adotaram ao método, ele se tornou praticamente algo oficial e que pode ter várias categorias, entre elas:

Gacha completo

Modelo de monetização popular em jogos para celular japoneses até 2012, quando foi considerado ilegal. Sob as regras do gacha completo, os jogadores tentam “completar” um conjunto de itens comuns pertencentes à uma seleção específica de espólios para combiná-los em um item de maior raridade.

Caixa gacha

Uma caixa gacha é uma caixa virtual de itens definidos com probabilidades conhecidas. A popularidade deste tipo de gacha cresceu por volta do período quando a controvérsia do gacha completo estava sendo divulgada. O modelo de caixa gacha costuma ser considerado mais justo porque conforme itens são retirados da caixa, as chances de receber o item desejado aumentam, já que existem menos itens dentro dela. Também é possível obter todos os itens de uma caixa, contanto que o jogador esteja disposto a gastar o suficiente. Por esta razão, alguns jogadores calculam quanto dinheiro seria necessário para obter o item que desejam.

Gacha sugoroku

Gacha sugoroku é similar a um jogo de tabuleiro. Os mecanismos gacha são utilizados para que o jogador possa progredir de maneira geral, com maiores progressos acarretando em melhores recompensas. Cada vez que o jogador roda a gacha, seu personagem jogará um dado ou rodará uma roleta para determinar a distância que percorrerá.

Gacha redraw

O modelo de gacha redraw permite que o jogador rode a gacha novamente caso tenha recebido um resultado indesejável (o que também quer dizer rodar a gacha em uma conta nova repetidamente até que os resultados iniciais desejados para começar o jogo sejam obtidos). Alguns jogos oferecem esta função gratuitamente.

Gacha consecutivo

O gacha consecutivo aumenta as chances de que recompensas raras sejam recebidas quando um jogador gasta em lote. Ao contrário de gastar um determinado valor da moeda virtual em jogadas individuais, um jogador pode gastar uma maior quantidade para rodar diversas vezes consecutivas por um preço menor. No fim da jogada, o jogador recebe todos os itens de uma vez.

Gacha incremental

Em uma gacha incremental, as chances de um jogador obter um item raro aumentam cada vez que é rodada. Este tipo de gacha é muito popular com jogadores que gastam altos valores, já que com cada rodada as apostas possuem melhores chances.

Gacha aberto vs. fechado

Um gacha pode revelar (aberto) ou esconder (fechado) as chances exatas de que itens raros sejam obtidos.

Gacha com desconto

Os gacha com desconto tendem a envolver campanhas especiais ou eventos da empresa do jogo que permitem que os usuários joguem por um preço menor.

Com tantas modalidades e dinheiro envolvido, obviamente, também surgem as polêmicas:

Muitas autoridades alertam sobre o intuito de jogos gacha de arrancar dinheiro de crianças e/ou desencadear vicios patológicos e que podem levar a dividas financeiras gigantescas. 

Um dos mais recentes casos, foi o do youtuber Mtashed, que faz (fazia) vídeos sobre o game Genshin Impact. O criador de conteúdo gringo gastou 7 mil dólares no jogo e não pretende jogá-lo novamente.

“Minha conta principal agora será minha conta secundária e não quero mais jogar”, explicou ele em um vídeo enviado em 26 de outubro. “Além disso, qualquer um dos vídeos que eu fiz Wishes e estava mostrando algum dos Wishes que recebi, nas próximas 24 horas irei apagá-los.”

“Se alguma pessoa sã estivesse gastando essa quantidade de dinheiro em um jogo … Eu honestamente diria que, a menos que ela tenha uma grande quantidade de renda disponível, pra se olhar no espelho e possivelmente procure por ajuda”, explicou ele. “Me desculpe se eu alguma vez te enganei para comprar isso. Eu me sinto culpado por isso. Tive dificuldade em dormir. “

“Eu sou um criador de conteúdo e posso descartar isso como uma despesa de negócios”, revelou. “Meus vídeos de dicas geraram $ 7.300 e já gastei tudo isso que fiz nesse jogo. Contudo, eu sei que outras pessoas não devem fazer isso.”

Haziel Schneider

Publicitário em formação, sailor senshi em treinamento e curioso por natureza, desde 1997 se perdendo no personagem mas ainda assim upando de level. Sabe fazer mágica com as palavras e também utilizar a comunicação pra sair de enrrascadas. Apaixonado por música e cultura pop, é o parceiro perfeito pra discutir qual a melhor skin do LOL ou qual o videoclipe mais visto do Youtube.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD