Valorant: nova aposta da Riot Games em 2020 seria o sucessor do CS?

Valorant é o “filho mais novo” da Riot Games, sendo assim, irmão caçula do MOBA League of Legends, com mecânica de jogo é semelhante a do CS.
Valorant

Press Start

Press Start é a nova coluna do Criadores iD que vai trazer quinzenalmente notícias, curiosidades e debates sobre o universo gamer, do cenário casual e amador ao profissional competitivo. E pra dar um start literal na coluna, hoje falamos sobre a indústria dos games e o novo astro do competitivo: Valorant! 

A indústria dos games

 A indústria dos games desde sempre é algo que atrai os amantes de tecnologia, inovação e comunicação. Entretanto, a convergência das mídias torna esse mercado cada vez maior, mais expansivo e variado. 

Se antes o mercado gamer era visto como algo para um público específico, mas hoje em dia é algo que gera entretenimento para todos. Independente do estilo de jogo ou plataforma de preferência, a linguagem dos games conversa com o público geral.

Desde a releitura de clássicos – como os reboots do Super Nintendo, parcerias com marcas famosas – como a Louis Vitton produzindo skins para personagens de League of Legends ou até dublagens polêmicas, como a cantora Pitty dando vida a personagens de Mortal Kombat, é enfim impossível falar de comunicação e passar batido pelo universo gamer. 

A recepção do jogo

E em clima de lançamento, a nossa coluna iD Gaming estreia falando sobre uma das maiores novidades do ano: o Valorant.

Valorant

Valorant é o “filho mais novo” da Riot Games, sendo assim, irmão caçula do MOBA League of Legends, um dos jogos mais populares do mundo e que não deixa a lista dos mais acessados desde o seu lançamento, em 2009.

Seguindo uma linha diferente do LOLzinho, Valorant, que obteve recordes de visualizações na Twitch apenas com seus teasers, se assemelha mais à principio com jogos de tiro como Counter Strike.

É uma ameaça para o CS?

O jogo logo em sua versao beta virou um tópico entre a comunidade gamer, assim os sortudos que possuíam chave de acesso exclusivo conseguiram jogar e ter suas primeiras impressoes, como o gamer Leon mostra em seu vídeo no Canal Controle Dois.

O jogo é online, gratuito e mostra que a “Rito Gomes” não falha quando o assunto é criar ambientes competitivos, portanto você precisa estabelecer um número de vitórias e subir nos rankings.

Valorant é uma similar, mas não uma ameaça para o CS, ainda assim a Riot ainda precisa comer muito feijão com arroz para alcançar o clássico dos FPS.

No entanto, o jogo se destaca pelo promissor elenco de personagens que de cara encantou o público do jogo e também os cosplayers. Com diferentes nacionalidades, características físicas e personalidades, se o elenco prosseguir sendo bem  trabalhado e desenvolvido tanto na lore quanto jogabilidade, serão capazes de estabilizar o sucesso da franquia.  

 

Haziel Schneider

Publicitário em formação, sailor senshi em treinamento e curioso por natureza, desde 1997 se perdendo no personagem mas ainda assim upando de level. Sabe fazer mágica com as palavras e também utilizar a comunicação pra sair de enrrascadas. Apaixonado por música e cultura pop, é o parceiro perfeito pra discutir qual a melhor skin do LOL ou qual o videoclipe mais visto do Youtube.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD