Já pensou assistir ao TikTok na TV? Isso já é possível!

A Samsung anunciou um acordo com o TikTok para permitir que os donos de Smart TV na Europa assistam a clipes da plataforma em seus aparelhos.

Quando se pensa em TikTok, logo vem à mente os olhos presos no celular, rolando o feed por muitos minutos ou até horas. Mas já pensou assistir aos seus criadores preferidos em tela grande?

A Samsung anunciou um novo acordo com o TikTok para permitir que os donos de Smart TV Samsung na Europa assistam a clipes do TikTok em seus aparelhos.

“A Samsung Electronics Ltd e o TikTok têm o orgulho de anunciar uma nova parceria de aplicativos que traz o conteúdo de tendência do TikTok para casa. O TikTok estará disponível exclusivamente nas SmartTVs Samsung na Europa, sendo lançado pela primeira vez para clientes do Reino Unido.”

O novo aplicativo TikTok para TVs Samsung estará disponível para todos os modelos de 2018 em diante e fornecerá acesso em tela grande aos feeds ‘Para você’ e ‘Seguindo’ “, bem como a maioria dos conteúdos mais curtidos e vistos no TikTok “

“Este conteúdo foi organizado em 12 categorias que abrangem tudo, desde jogos e comédia a comida e animais. O entretenimento não para por aí, já que as pessoas também podem ver os vídeos #LearnOnTikTok para obter os mais recentes truques de culinária, dicas de fitness, e curiosidades que o TikTok tem a oferecer. “

Mas aí fica a dúvida, será que um conteúdo nativamente mobile vai causar uma experiência positiva quando assistidos em telas maiores e 4K? Isso pode causar alguma frustração no espectador, mas também pode abrir novas oportunidades para os principais criadores e para os anunciantes da TikTok alcançarem novos públicos.

Leia mais

>>> VidCon anuncia chegada ao Brasil em 2021
>>> WhatsApp anuncia investimento nas contas business e detalha seus planos de negócio
>>> Novo recurso do Google pode descobrir a música que está na sua cabeça
>>> E se a Netflix fosse um canal de TV?
>>> YouTube na luta contra o próprio algoritmo

O YouTube tem visto um grande aumento de espectadores assistindo conteúdo em TVs, o que o levou ao lançamento de novas opções de anúncios específicos para este formato.

Se a nova integração com a Samsung for bem, a TikTok poderá adicionar algo semelhante, fornecendo mais maneiras para os anunciantes alcançarem esses telespectadores com campanhas específicas para telas grandes personalizadas.

A Samsung observa que a função, que pode ser acessada baixando o novo aplicativo TikTok para a TV, funcionará automaticamente no Modo restrito, a fim de filtrar conteúdos que podem não ser apropriados para todos os públicos. Além disso, a medida pode fornecer mais garantia de segurança da marca, se o TikTok adotar anúncios de formato dedicado.

A Samsung também observa que os usuários não precisarão de uma conta TikTok para usar o aplicativo, assim como já acontece na versão mobile.

Netflix começa a testar apenas reprodução de áudio nos conteúdos

A Netflix está dando aos telespectadores a chance de ignorar completamente os visuais de programas e filmes e consumir apenas o áudio dos conteúdos. Em uma atualização identificada por fóruns da internet, a plataforma começou a lançar um modo somente de áudio para os usuários de aplicativos Android.

Ao assistir a um vídeo, os assinantes verão um botão “vídeo desligado” na parte superior do player de vídeo em tela cheia. Assim que o vídeo for desligado, uma tela em branco aparecerá junto com todos os controles de reprodução, como uma barra de rolagem, botões de avanço e retrocesso e ajustes de velocidade.

Também há uma opção de desativação de áudio nas configurações do aplicativo, que permite que os visualizadores decidam se querem sempre o áudio desativado ou apenas quando estão usando fones de ouvido ou alto-falantes externos. Também não está claro quando todos os usuários do Android vão receber esta atualização

A novidade, particularmente, me deixou bastante surpreso. Desde que a Netflix lançou a opção dos usuários alterarem a velocidade de reprodução do vídeo fico me questionando sobre as atualizações para tentarem manter os usuários por mais tempo no aplicativo, ao mesmo tempo que acaba interferindo na forma como as produções audiovisuais são interpretadas pelo público.

O fato é que, como bem sabemos, a disputa entre as plataformas de streaming anda muito acirrada e cada plataforma precisa encontrar meios de engajar seu público. Isso também significa apoiá-lo em situações em que não podem dar atenção total a uma tela.

YouTube amplia recurso Membro de Canal para mais criadores

A partir de agora, criadores que tiverem a partir de 1.000 inscritos poderão usar o recurso membros do canal para oferecer conteúdos extra em troca de uma taxa mensal. Até então, o recurso só estava disponível para contar a partir de 5.000 inscritos.

“Quando lançamos o membros do canal no YouTube, fizemos isso com o objetivo de ajudar os criadores a diversificar suas fontes de receita além dos anúncios” , escreveu Muli Salem, gerente de produto para o recurso no YouTube.

A plataforma está optando por expandir o programa agora porque, desde o início da pandemia, observou-se um aumento no número de criadores que ampliaram suas receitas com assinaturas e outras formas de “monetização alternativa”, como Super Chats e integrações de mercadoria.

“Estamos vendo criadores de todos os tamanhos e experiências usarem os clubes dos canais de maneira criativa, com ótimos resultados”, disse Salem, acrescentando que, em média, os criadores ganharam quatro vezes mais receita com os clubes do canal em 2020 do que em 2019.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD