Instagram vai permitir que usuário decida se quer visualizar ou não a quantidade de likes

Em teste que será lançado em breve, usuários vão poder escolher entre três modos de visualização das curtidas.

Após investir esforços  nos últimos meses, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, confirmou oficialmente o lançamento de um novo teste que permitirá aos usuários da plataforma escolherem se desejam exibir as contagens de curtidas ou não no aplicativo.

“No ano passado, começamos a deixar de exibir as contagens para um pequeno grupo de pessoas, pra ver se isso diminuiria alguma pressão ao postar no Instagram. Alguns acharam isso útil e alguns ainda queriam ver as contagens, em particular para rastrear o que é popular. Então, estamos testando uma nova opção que permite que você decida a experiência que é melhor para você – seja escolher não ver as contagens das postagens de outra pessoa, desativá-las nas suas próprias postagens ou manter a experiência original ”.

O Instagram começou a parar de exibir a contagem de curtidas há dois anos, em uma série de testes em várias regiões. 

O Instagram já está trabalhando nessas novas opções há algum tempo. Em janeiro, o pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi  compartilhou capturas de tela de sua descoberta de uma nova opção no código da platafoma que permitiria aos usuários ocultar contagens em suas postagens, se assim desejassem. 

O que o Instagram quer trazer neste novo teste são 3 opções de escolha:

  • Ocultar as curtidas nas postagens de outras pessoas
  • Desativar a contagem de curtidas suas próprias postagens
  • Manter a contagem total de curtidas no aplicativo

Mosseri não confirmou o escopo do teste, nem quais regiões terão acesso, mas disse que novas informações serão divulgadas em breve.

Outra curiosidade é que os mesmos testes estão sendo realizados dentro do Facebook.

Há algum tempo, já havia indícios de que estavam acontecendo testes para ocultar a contagem de interações nas postagens do Facebook.

Parece que em breve os usuários do Facebook também vão ganhar a mesma capacidade de decidir o que querem visualizar. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sobre as métricas de vaidade ou remover sua capacidade de ver o quão popular uma postagem é, dependendo da sua perspectiva.

Os impactos dessas novas mudanças só vamos conseguir sentir mais tarde, quando estivermos imersos nesta nova realidade das mídias sociais. Será que as pessoas vão ter aprendido que quantidade de likes não representa engajamento?