Crescimento do Reels e outras tendências para as mídias sociais em 2021

O ano ainda não acabou, mas nós já estamos de olho nas tendências para as mídias sociais em 2021. Na última semana, o Oberlo, aplicativo para e-commerces, lançou dois infográficos com as principais tendências para o Instagram e Facebook no próximo ano. 

Para quem produz conteúdo para as próprias redes sociais ou trabalha como social media em alguma marca, é importante estar atento às novidades e tendências já que elas podem guiar as estratégias de conteúdo para o próximo ano.

Tendências para as mídias sociais

Já faz tempo que o Instagram Stories é sucesso e em 2021 deve se manter assim. Para o marketing de influência, os stories continuarão sendo componente chave na estratégia.

O Reels, que começou a ser testado no final de 2019, promete continuar crescendo em 2021 e se tornar, cada vez mais, um concorrente do TikTok.

As lives no Instagram cresceram mais de 70% e 27% no Facebook durante a pandemia e a previsão é que cresçam ainda mais. 

Segundo o próprio Facebook, 70% dos compradores online utilizam o Instagram para descobrir novos produtos e 130 milhões de usuários clicam nos posts de shopping mensalmente. O Instagram Shopping é mais uma tendência para o próximo ano.

Quem também curte memes do twitter no Instagram? Os conteúdos cross-plataform, principalmente Twitter e TikTok, devem aparecer ainda mais pelo feed no próximo ano.

Leia mais:

>>>> Como produzir conteúdo acessível?

>>>>Como as marcas podem conversar com seu público no YouTube?

>>>>iD talks com Momo: encontro com Shawn Mendes e mais histórias inusitadas

Desde o lançamento dos filtros de realidade aumentada, eles já foram utilizados mais de um bilhão de vezes. Essa é uma aposta que as marcas e criadores de conteúdo podem fazer em 2021, já que eles devem continuar sendo sucesso e ajudam a aumentar o alcance das contas.

Os posts em formato carrossel têm um ótimo engajamento e, hoje, 1 a cada 5 posts no feed possui esse formato. Esse número deve crescer no próximo ano.

Outra funcionalidade que deve crescer no próximo ano é o IGTV. Como o Instagram passou a permitir a monetização através de publicidade, o uso deve aumentar.

No Facebook, já são mais de 10 milhões de grupos sendo usados por mais de 1.4 milhão de usuários no mundo. O número tem aumentado com as campanhas da marca que promovem essas comunidades e, para 2021, a tendência é que o crescimento continue.

Outro ponto para os e-commerces é que, com o lançamento do Facebook Shops e o boom das lojas online durante a pandemia, mais consumidores comprarão através da plataforma em 2021.

Você costuma acompanhar as tendências para as mídias sociais?

Amanda CorreaAmanda Correa

Publicitária e gerente de mídias sociais pela ComSchool, cursa MBA em Gestão Estratégica de Projetos. Atuou em e-commerces e com blogs de marketing digital. Apaixonada por leitura e terapias naturais.

 

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD

 

x