Tempo de vídeos assistidos no mobile dobrou nos últimos cinco anos

Em cinco anos dobrou o número de tempo que as pessoas passam assistindo vídeos em dispositivos móveis. Pesquisa foi realizada com mais de 30 mil pessoas
tempo assistindo vídeo

Em cinco anos dobrou o número de tempo que as pessoas passam assistindo vídeos em dispositivos móveis. Em 2012, a média de tempo que um usuário passava com um tablet ou smartphone para assistir algo a média era de 2,9 horas por semana. Atualmente são 6,3 horas por semana. A pesquisa realizada pela Ericsson Consumer Lab contou com 30 mil entrevistados entre 16 e 69 anos para medir o comportamento das pessoas em relação ao consumo de conteúdo audiovisual.

Os resultados revelaram que grande parte do motivo do aumento do tempo passado com dispositivos móveis, foi a popularização de tais aparelhos. Em 2012, havia apenas 6% de participação dos smartphones no mercado audiovisual, em 2016 a média subiu para 19%, ultrapassando desktops (18%) e laptops (18%). O crescimento do tablet foi de apenas 3% em relação à pesquisa anterior: em 2012 a soma era de 4% e hoje é 7%.

A televisão continua liderando o tempo de consumo, porém, com uma grande queda. Em 2012 a televisão correspondia a 43% do tempo dos brasileiros assistindo vídeos, atualmente o índice é de 32%.

Uma das plataformas preferidas para consumir conteúdo audiovisual é o YouTube. De acordo com o relatório, 57% dos brasileiros afirmam que assistem a vídeos no YouTube diariamente e 20% vê mais de três horas de vídeos por dia na plataforma. A Netflix também ganhou espaço entre as horas consumidas com vídeos online. De dezembro de 2015 a maio de 2016, subiu de 45% para 60% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que acessam a Netflix. 

De acordo com a pesquisa, a média mundial de pessoas consumindo semanalmente conteúdo audiovisual em smartphones aumentou em quatro horas. Em contrapartida, telas fixas como tablets e laptops tiveram seu tempo reduzido em 2,5 horas.

tempo assistindo vídeo