Seraphine: O virtual está se tornando real demais?

Na publicidade, marcas possuírem mascotes sempre foi algo comum, no entanto, cada vez mais esses “mascotes” vão ganhando personalidade.

Na publicidade, marcas possuírem mascotes sempre foi algo comum, no entanto, cada vez mais esses “mascotes” vão ganhando personalidade, trejeitos e se tornando assistentes virtuais, com contas em redes sociais e tudo que tem direito.

Mas e quando uma personagem do mundo dos jogos está presente de forma híbrida entre o real e o virtual? Vamos conhecer a Seraphine e falar sobre isso hoje, na coluna Press Start.

Que a dona Riot Games adora inventar moda, isso não é novidade. Desde seu lançamento em 2009, todos os anos League of Legends permaneceu na lista dos jogos online mais jogados do mundo e isso se deve (além de ser um jogo gratuito), as constantes atualizações que o game recebe.

Leia mais:
>>> Genshin Impact: tudo sobre o RPG mais queridinho da Internet
>>> Não é só mutar: a cultura de ódio presente nos jogos online
>>> Fall Guys: saiba porque ninguém parou de falar sobre isso no último mês

São mais de 140 campeões, cada um com sua lore, mecânica de jogo, efeitos, personalidade, dublagem e skins – roupagens especiais para universos paralelos.

Mas e quando um personagem mescla entre o virtual e o real? Até que ponto a vida consegue imitar a arte? Isso é o que a nova campeã, Seraphine, vai tentar nos mostrar através de notas agudas e muita, muita presença de palco.

Em 2018, foi criado um grupo musical virtual para o jogo, com quatro campeãs super populares: Ahri, Evelynn, Kai’sa e Akali agora são o K/DA.

O grupo não é pioneiro quando se trata de personagens virtuais entrando para o mundo da música. Dentro do próprio jogo, por exemplo, já havia a banda de heavy metal Pentakill, e muito antes de League of Legends, Vocaloid já era sucesso no oriente.

O boom do K-pop e a popularidade das personagens em questão, fez do K/DA o maior sucesso da empresa, tanto no single POP/STARS, quanto na linha de skins. E esse ano o K/DA retorna com uma nova integrante: Seraphine: a cantora sonhadora de Piltover.

Seraphine surgiu como um rumor e logo estava nas redes sociais, em suas fotos que fazem um híbrido da vida real de uma artista e estrela em ascenção, com uma personagem de jogo – ou assistente virtual, como a Magalu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

let’s just say my focus is fire 🔥 #cooking #oops

Uma publicação compartilhada por Seraphine (@seradotwav) em

Utilizar as redes sociais como ferramenta para o storytelling foi algo que funcionou muito bem: Antes mesmo de ser anunciada já conhecíamos um pouco da personalidade, das características e (que bizarro falar isso, mas) da rotina da Seraphine. E acompanhamos todo o processo de construção e evolução da personagem de maneira bem lúdica, por posts no instagram.

No instagram @seradotwav, antes mesmo do lançamento oficial no jogo, ela já acumulou mais de 300 mil seguidores. Suas músicas solo fazem sucesso nas plataformas como spotify e sua participação no EP do grupo K/DA já é tão aguardada quanto seu lançamento oficial no jogo, que acompanha uma skin ultimate, que é o mais alto nível de skins para personagens no jogo, só existindo 5 até então.

E como a diferença entre o veneno e o remédio é apenas a dosagem, nem tudo é flores e presença de palco para a cantora virtual: Muitos internautas já criticam a maneira como a estratégia de marketing da Riot Games tem operado, em especial, por causa de algumas interações, onde a personagem fala sobre suas dificuldades (?) e temas delicados, como saúde mental.

Num mundo de hoje, onde tudo é fragmentado e de menor duração, não sabemos quanto tempo essa estratégia pode funcionar. Não conhecemos os planos da Riot Games em fazer de Seraphine a cara da empresa, mas podemos ver um nítido investimento em tornar a campeã a queridinha do público.

Tudo que nos resta agora, é acompanhar seu lançamento previsto esse último trimestre do ano e descobrir se as notas musicais da cantora sonhadora de Piltover vão mesmo cativar seu público.

Haziel Schneider

Publicitário em formação, sailor senshi em treinamento e curioso por natureza, desde 1997 se perdendo no personagem mas ainda assim upando de level. Sabe fazer mágica com as palavras e também utilizar a comunicação pra sair de enrrascadas. Apaixonado por música e cultura pop, é o parceiro perfeito pra discutir qual a melhor skin do LOL ou qual o videoclipe mais visto do Youtube.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD