Pesquisa aponta YouTube como plataforma mais positiva para saúde mental e Instagram como mais prejudicial

Saúde mental e redes sociais: confira o ranking e descubra entre Instagram, YouTube, Facebook, Snapchat e Twitter qual tem melhor impacto na saúde mental!
saúde mental redes sociais

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Real para Saúde Pública da Grã-Bretanha(Royal Society for Public Health)  classificou o Instagram como a pior rede social para a saúde mental dos jovens e o YouTube como a plataforma mais saudável. O estudo avaliou as cinco redes sociais mais populares, incluindo Facebook, Twitter e Snapchat entre elas. A pesquisa entrevistou 1.479 pessoas entre 14 e 24 anos.

A enquete examinou os efeitos positivos e negativos de cada rede social e o impacto na saúde mental dos jovens. Os usuários avaliaram aplicativos em relação à ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal.

:: Novidades no Instagram: Links no Stories e Direct! ::

Cerca de 90% das pessoas entre 16 e 24 anos utilizam as redes sociais. Segundo a RSPH, nos últimos 25 anos problemas como ansiedade e depressão cresceram 70%, índice que está relacionado ao uso das redes sociais.

Enquanto o YouTube lidera o ranking das redes sociais que melhor e pior impactam as redes sociais, Snapchat e Instagram ficam com as piores colocações.

Especialistas em saúde pública estão pedindo para que as redes sociais realizem checagens e medidas que melhorem a saúde mental de seus usuários. A executiva-chefe da RSPH, Shirley Cramer, ressaltou que redes sociais que causam pior impacto estão relacionadas à imagem dos usuários:  “É interessante ver Instagram e Snapchat nas piores posições para saúde mental e bem-estar – ambas as plataformas são bastante focadas em imagem e parecem causar sentimentos de inadequação e ansiedade nos jovens”.

Após a publicação da pesquisa, o Instagram disse que busca manter a plataforma como um lugar seguro e solidários para seus usuários. O aplicativo oferece ferramentas e informações sobre como lidar com o bullying e avisa os usuários sobre conteúdos específicos de algumas páginas.