A pastelaria da influência: referências de publis criativos para sair do básico e arrasar nas campanhas

Me vê um post, 10 stories, um pastel de queijo e um caldo de cana, faz favor! Ah, saladinha acompanha?

A influência hoje, muitas vezes, parece uma grande pastelaria. Com muita gente ignorando completamente o lado estratégico da coisa, é comum ver a criação de campanhas pelo achismo, mapas que não condizem com os valores da marca, e publis mais do que preguiçosos no modelo ~influenciadora bonita segurando o produto com um sorrisão e um cenário de café da manhã~. Quantas vezes você já passou por fotos de influenciadoras em provadores de lojas? Os consumidores estão exigindo mais do que isso, fala sério?!

Para criar campanhas que sejam mais do que uma foto plastificada (na qual poderia estar literalmente qualquer produto), diversas fases são imprescindíveis e o planejamento estratégico nunca – eu disse NUNCA – pode vir em segundo, terceiro ou quarto plano.

Leia mais:

>>> Conheça Gui Sousa: a mente brilhante por trás da Dona Silvana que conquistou o Twitter
>>> Mercado de influência: inclusivo para quem? Um panorama do cenário de criadores de conteúdo
>>> Três canais de marca que arrasam na produção de conteúdo para o YouTube

Além de saber em qual lugar do funil de comunicação a campanha está inserida (awareness, consideração, conversão e fidelização), é necessário entender exatamente com quem estamos conversando, qual o público da marca, qual o público do influenciador, quais são os valores e propósitos envolvidos, como a comunidade se engaja no assunto tratado, e por aí vai…

E como aqui a gente não fica só no lero lero, vamos ver alguns publis para inspirar:

Rainha Gavassi no publi das vacas

Manu Gavassi está num momento só dela, voando alto e estrelando campanhas super criativas e ousadas. Lançando o primeiro reality show de vacas do país, a Toddy inovou no formato e conta com ninguém menos do que Manu Gavassi de apresentadora.

Com entregas mega criativas em parceria com a influenciadora, a marca encontrou uma forma de se comunicar com a comunidade jovem de uma maneira divertida e que causa curiosidade logo quando batemos o olho no feed. Com um roteiro co-criado com Manu, marca e influenciadora mantém sua essência, mostrando personalidade e engajando com o público.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TODDY® (@toddybrasil) em

Cabelo Pantene

Um reality show para mostrar seu cabelo pro país inteiro? Temos sim!

Buscando um novo criador de conteúdo para a squad da marca, a Pantene lançou o “Cabelo Pantene 3”, um reality de desafios em parceria com Maísa, a rainha da transição capilar.

Para se inscrever no desafio, é necessário postar um TikTok realizando o challenge #MeuCabeloDiz (já alimentando essa rede social com o nome da marca). Além disso, o regulamento afirma que a temporada é para todes, inserindo a comunidade não-binarie no cenário.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por +A (@maisa) em

Publi baixa renda

Mostrar recebidos não precisa ser chatão, né?!
Nathaly Dias, nossa querida Blogueira Baixa Renda, mostrou nos stories uma maneira criativa de utilizar a embalagem de recebidos, e compartilhou com os seguidores um vídeo de como sua mãe reaproveitou a embalagem do press kit de Seda para fazer um organizador de bijuterias. Já dizia o ditado: “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Flávia Calina, a mãe da internet

Com um conteúdo bem editado, narrado e zero preguiça, Flávia Calina falou sobre a relação com os filhos em uma parceria paga com a Johnson Baby. Cheia de emoção, ela trouxe cenas em família no IGTV, contando ao público o que “cuidar” significa para ela, e convidando os seguidores a compartilharem seus pensamentos também.

Com muitos elogios nos comentários, em menos de 20 horas de publicação, o post já contava com cerca de 211 mil visualizações, mais de 34 mil curtidas, e 635 comentários.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Flavia Calina (@flaviacalina) em

Podcast Submarino

Há quem diga que esse é o ano do podcast, e a terceira temporada do “Que Que Tá Acontecendo?”, o podcast do Sub, chega com muito bate-papo sobre cultura pop e com a presença de influenciadores admirados pelo público, como Nataly Neri, Alexandrismos e Helen Ramos.
É disso que a gente gosta, né?! De conteúdo que agrega e vai além do “compre aqui”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Para as pessoas que sempre me mandavam mensagens pedindo um podcast, esse é o nosso momento! É com muita alegria que compartilho com vocês que estou fazendo parte da terceira temporada do @quequetaacontecendo_, um podcast do @submarino. Eu estarei em todos os episódios dessa temporada, ao lado do @ogamendoca, @ahelenramos e da @alexandrismos! Nossas conversas giram em torno de cultura pop, entretenimento, sociedade e muito mais de maneira leve e informativa! Aaaaaah estou feliz demais! Tá ai um novo espaço para me acompanharem! Ele está disponível em todos os streamings! Siga o @quequetaacontecendo_ para saber dos novos episódios sempre e dizer o que vem achando 💚 Tenho certeza que adorarão os temas abordados <3 #PublieAfins

Uma publicação compartilhada por Nátaly Neri (@natalyneri) em

E aí, deu para se inspirar nas entregas?
Então bora colocar a criatividade pra funcionar e garantir muito publi bom por aí!

Bea PiresBea Pires

Relações Públicas de formação, sou apaixonada pelo universo da influência e hard user das redes sociais (oi @, me segue?). Respirando produção de conteúdo, já trabalhei com marcas de variados segmentos. Acredito que sempre existe algo novo pra gente descobrir, produzir e discutir – no trabalho, em casa, e na mesa do bar. Nas horas vagas vejo séries, converso com meus divertidamente e faço umas fotos por aí.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD

x