Publi criativo: não tem receita de bolo, mas tem muita dica sim!

Confira algumas recomendações e referências de como fazer publicidade de maneira criativa nas redes sociais

A gente sabe que a publicidade dura já perdeu espaço, e que a pastelaria de publi não tá com nada. E é claro que não existe receita de bolo (cada conteúdo é um conteúdo, e quanto a isso não tem discussão). Ainda assim, existem muitas dicas e referências incríveis para quem quer ser um creator. Bora dar uma olhada?

Storytelling

Primeiro e mais importante: temos que contar histórias. Histórias com começo, meio e fim. Dessa forma, a gente consegue criar um flow com o público, fazer ele se colocar no lugar do criador de conteúdo e enxergar como ele. Criar uma história cativa as pessoas, cria laços emocionais, e faz o publi ser muito mais engajador.

E uma influenciadora que sempre arrasa no storytelling é a Giovanna Ferrarezi (que sempre aparece aqui na coluna). Em todos os seus conteúdos, ela sempre tenta criar uma linha do tempo que contextualiza os produtos, serviços, ou até apenas os momentos que ela quis mostrar. Ah, e o mais legal é que muitas vezes ela ainda aumenta essa história do feed trazendo-as também para os stories, realmente conectando o público nos conteúdos. Legal, né?!

Tenha sua própria voz

Ter sua própria voz é importante para que os seus seguidores conectem-se de verdade com seu perfil. É mostrar ao que veio e, mesmo “respeitando os algorítmos”, não deixar sua essência de lado.

Uma influenciadora que possui linguagem bastante própria é a Bruna Vieira, que continua escrevendo textos longos, poesias, e deixando toda sua sensibilidade a mostra (ainda que, muitas vezes, não seja o que a plataforma pede). E assim como ela, seus publis costumam ser muito sensíveis e cheios de storytelling. Arraso, fala sério?!

Seja real

Esse combina com o tópico acima. Para ser um criador de conteúdo que gera proximidade com o público, é preciso ser real (e acredite, o público presta atenção nisso). 

E para ser real no publi, é preciso ser real no conteúdo como um todo, mostrando quem você realmente é, do que gosta, e abrindo opiniões.

Um influenciador que arrasa nesse quesito é o Raphael Vicente, que ficou conhecido por colocar toda a família no meio de suas maluquices. Com um conteúdo dinâmico e irreverente ele arrasa em tudo (inclusive nas publicidades).

Outra influencer que vem arrasando em mostrar sua realidade é a @botaa_po. Do interior do Maranhão pra todo o Brasil, Alex Brito mostra seu dia a dia, vida e opiniões de maneira bem sincera, sem vergonha de mostrar de onde veio – o que se reflete em todos os seus conteúdos, incluindo suas publis (que estão cada vez melhores. Alô marcassss!)

Capriche nas transições, vídeos e conteúdos dinâmicos

Caprichar nas transições, utilizar formatos de vídeo, usar áudios cativantes… e aproveitar todos os recursos que podem deixar seu conteúdo ainda mais dinâmico. Ninguém aguenta mais aquela foto básica com produto na mão, e usar e abusar das ferramentas pode te ajudar a sair da mesmice (desde que mantendo sua essência, ok?).

Nesse publi do Gil, ele mostrou como cuida dos seus filhos Motorola, colocando-os pra dormir, comer, entre outros, Dinâmico, criativo, e muito divertido!

Tenha referências

E talvez o mais importante de tudo: tenha referências. O universo da criatividade funciona com referências, unindo várias ideias para criar sua própria. E pra isso, é essencial seguir perfis criativos e ousados, que saem da caixinha na hora de criar conteúdo e que podem te inspirar. Na editoria “Pra Ficar de Olho” aqui da Criadores ID, sempre damos muitas dicas de perfis incríveis e criativos pra acompanhar!

Bora colocar tudo em prática?