Dicas práticas para otimizar seu vídeo e aumentar o alcance no YouTube

O processo de criar para o YouTube vai além da publicação. Para alcançar mais pessoas, é importante entender sobre otimização.

Se você está começando a produzir conteúdo para o YouTube, é importante saber que compartilhar um vídeo é muito mais do que apenas publicar. O processo vai além e envolve entender a plataforma, o algoritmo e o público. Pensando nisso, separei algumas dicas para ajudar na otimização dos seus vídeos e fazer com que seu conteúdo alcance mais pessoas.

Palavra-chave

Ao criar um conteúdo, pense no tema principal e em qual palavra ou frase ele pode ser resumido. Em um vídeo sobre viagem, por exemplo, a palavra-chave pode ser o destino.

A partir desse momento a sua palavra ou frase-chave deve guiar toda a estratégia. Ela deve estar presente no roteiro, título, descrição, tags e até no nome do arquivo do vídeo. Parece trabalhoso, mas isso vai fazer com que seu conteúdo atinja mais pessoas.

Roteiro

Gravar um vídeo sem roteiro pode parecer fácil, mas na prática pode ser bem difícil, principalmente para quem está começando.
Existem diversas maneiras de estruturar o seu roteiro, você pode escrever cada frase e fala ou pode pontuar tópicos que devem ser falados ao longo do vídeo e improvisar na gravação.

Independente da escolha, é super importante lembrar da sua palavra-chave e de entregar o conteúdo que você prometeu. Por exemplo, se você criar um vídeo com dicas para viajar pela América Latina, você precisa dar essas dicas ao longo do conteúdo, deixando seus seguidores curiosos pela informação que vem a seguir.

Thumbnail

A thumbnail é o primeiro contato visual que o usuário tem com o seu vídeo, por isso é importante que ela reflita a identidade visual do canal.

Uma dica legal para fazer com que a sua thumb chame atenção na busca do YouTube é analisar as cores mais utilizadas por vídeos com a mesma palavra-chave e utilizar cores opostas diretamente opostas no círculo cromático.

Otimização para YouTube

Título

Para o título, o ideal é que você fique entre 50 e 60. Assim, o seu texto não será cortado nas páginas do YouTube. É importante também que a sua palavra-chave esteja no início dele e que ele prove o valor do conteúdo.

Outra dica é chamar atenção através de emojis ou palavras em letra maiúscula, isso ajuda a diferenciar o seu conteúdo dos outros.

Descrição

A descrição é uma maneira de instigar o público a assistir ao seu vídeo. Para isso, é legal pensar em uma maneira de transcrever o conteúdo sem revelar tudo. Priorize as primeiras linhas, que são as que o público verá primeiro.
Você também pode usar a descrição para explicar sobre o seu canal. Inclua o nome do canal e um resumo sobre os seus conteúdos no geral.

Uma funcionalidade super legal é o YouTube Video Chapters, onde você consegue dividir o vídeo em capítulos que podem ser acessados facilmente. Além de facilitar para quem está assistindo, o recurso também ajuda no SEO. No último ano o Google implementou um recurso que permite mostrar ao usuário o momento exato do vídeo em que mostra o que ele procura. E se o seu vídeo estiver divido em cenas, com a primeira começando no timecode 00:00, o YouTube também mostra uma divisão de capítulos direto no player, facilitando o usuário na busca pelo que ele quer assistir.

Tags

Apesar das pessoas não visualizarem, as tags são super importantes para a busca. O YouTube permite até 500 caracteres de tags em um vídeo e recomendo que você use o máximo possível.

Elas devem refletir o interesse dos usuários no vídeo e como eles costumam buscar pelo assunto. Use o Answer The Public, plataforma que mostra o que os usuários pesquisam nos buscadores, para ajudar com as tags. Outra ferramenta que também pode te ajudar é o vidIQ que, ao fazer login e conectar com sua conta, sugere tags para os seus vídeos.

Outra dica super legal para quem quer aprender mais sobre otimização de vídeos e produção de conteúdo para o YouTube é acompanhar o YouTube Creator Academy.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD