Conheça Gui Sousa: a mente brilhante por trás da Dona Silvana que conquistou o Twitter

O Twitter já estava com muita saudade de ti – ó quem voltou – Dona Silvana! Baseado em áudios reais, a personagem surgiu nas redes sociais e fez muito sucesso. Principalmente por gerar identificação entre os internautas, afinal, quem nunca recebeu um áudio icônico da mãe? Nesta segunda-feira (28), estreou mais uma temporada da série que conquistou a web e chegou até a ser indicado na categoria Conteúdo Digital do Ano pelo Meus Prêmios Nick 2020.

Agora, quem é Dona Silvana? Ou melhor, quem é a pessoa por trás disso tudo? Hoje no Criadores iD 🕵️‍♂️

Conheça Gui Sousa, ator e roteirista da Rede Globo que deu vida a personagem Dona Silvana, que é inteiramente baseada em sua mãe Silvana. Ele é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Estácio e trabalha na Rede Globo há alguns anos, participando de projetos como Rede BBB, cobrindo o famoso reality show.

Desde 2015, possui um canal no YouTube chamado ‘Só Acredito Vendo’ em que analisa programas, filmes, séries e até clipes. Nas redes sociais, Gui divide sua vida, trabalhos e momentos bacanas. Além disso, é fã de Harry Potter.

Dá uma espiadinha em como ele é:

Sobre Dona Silvana, tudo começou quando um dia, ela estava estressada com o celular porque não estava conseguindo tirar uma selfie e dividiu a situação com o filho. “Eu comecei a rir muito desse áudio no dia e fiquei mostrando para alguns amigos até que decidi fazer um vídeo só com ele. Como as pessoas curtiram, decidi fazer um compilado das pérolas”, contou o roteirista de #IssoAGloboNaoMostra sobre como surgiu a ideia.

Guilherme postou o primeiro vídeo no dia 8 de janeiro deste ano e rapidamente alcançou milhares de curtidas. “Amo interpretar os áudios irritados da minha mãe“, escreveu ele no Twitter.  

Nos bastidores, o que são apenas alguns minutos de vídeo, acaba se tornando horas de trabalho. O criador revelou que “as pessoas não sabem mas dá MUITO trabalho fazer a Dona Silvana”. Ele explicou para o Criadores iD que começa primeiro tentando tirar os nomes e contextos dos áudios porque querendo ou não são assuntos privados entre mãe e filho, que ainda envolvem família.

A outra etapa consiste em fazer uma trilha e conectar um com o outro de modo que os áudios fiquem com um ritmo legal – além das legendas, claro. “A gravação é a pior parte porque preciso decorar exatamente o fôlego das falas e os tropeços (quando tem), tudo isso atuando junto para parecer que está saindo realmente da boca da bonequinha”, detalhou.

Em uma vibe de o futuro, ao universo pertence, Guilherme disse que não é muito de pensar a longo prazo. Por ser ator e roteirista, sempre busca novos projetos para se aventurar e que faça sentido para os seus seguidores. Sem contar que achou que Dona Silvana já tinha atingido o ápice de onde ela poderia chegar, mas se enganou.

“Não acho que a bonequinha seja para sempre, acabei pensando numa segunda temporada porque a galera foi muito fofa e pediu bastante, inclusive essa é a melhor parte, a quantidade de gente mandando mensagem dizendo que o dia deles melhorou por conta do vídeo, acaba melhorando o meu dia também”

Inclusive, o criador de conteúdo afirmou que sempre vão ter novos caminhos. Hoje, eles possuem um projeto em família em que as pessoas podem ouvir Dona Silvana durante 1 hora no podcast “O Calado Vence”, onde Guilherme, sua mãe e seu irmão falam sobre várias coisas, já que o que não falta é história boa!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gui Sousa (@gui) em

O que vem por aí? Deixa que o próprio Gui Sousa te fala: “Eu acho que as pessoas podem esperar dessa nova temporada uma Dona Silvana raiz mesmo, sabe? Vai ter Dona Silvana irritada com tecnologia mas também pedindo para as pessoas terem empatia pelo próximo, ou seja, uma temporada bem Dona Silvana de ser.”

Alerta: esse vídeo dá sérios tremores na barriga de tanto rir! E você também pode assistir pelo IGTV.

Alô Paulo Gustavo, achamos a amiga perfeita para Dona Hermínia. “Seria muito legal esse encontro, quem sabe?”, pontuou Guilherme.

A gente que gosta de criar expectativas, já imagina, não é? 💚

>>> Se você ficou curioso pela Dona Silvana na vida real, vem aqui.

Gabi Bulhoes

Gabi Bulhões

Jornalista especialista em Economia e expert em respostas rápidas do que aconteceu na semana. Com café de combustível, navega em milhas quando o assunto é criação de conteúdo, desde apuração de notícias até estratégias de marketing. A pessoa perfeita em piadas ruins e a melhor cantora de chuveiro que você vai ver hoje.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD

x