O que é lugar de fala? Spartakus e Bielo ensinam o que virou o foco do BBB21

O Big Brother Brasil chegou para ocupar o nosso ócio criativo. O reality vem colocando boas pautas no foco da audiência e causando muita polêmica, principalmente pelo posicionamento de alguns brothers e sisters. Após Lucas Penteado ser alvo de ataques dentro da casa e pedir para sair, a internet se viu numa discussão sem fim sobre o que seria preconceito e lugar de fala.

Nesse contexto, dois criadores de conteúdo foram essenciais para falar deste assunto delicado com conhecimento e gentileza. Primeiro, Bielo Pereira postou um vídeo no YouTube e refletiu sobre o preconceito que Lucas sofreu no reality:

Ainda nesta semana, Spartakus compartilhou um vídeo no IGTV falando que lugar de fala é diferente de autoridade, sendo assim, nem sempre ser vítima de uma situação faz com que a pessoa entenda de fato o que isso significa.

“Nos últimos dias nós assistimos pessoas negras falarem várias coisas absurdas no #BBB21​, como se o fato de serem negras desse a elas autoridade de dizer quem é negro e quem sofre racismo. Só que o fato é: Ter lugar de fala não é ter autoridade, e sim ponto de vista. Mais do que isso: ter lugar de fala não significa saber o que tá falando”

Gabi Bulhoes

Gabi Bulhões

Jornalista especialista em Economia e expert em respostas rápidas do que aconteceu na semana. Com café de combustível, navega em milhas quando o assunto é criação de conteúdo, desde apuração de notícias até estratégias de marketing. A pessoa perfeita em piadas ruins e a melhor cantora de chuveiro que você vai ver hoje.

x