Vamos falar sobre música?
Presente no nosso dia a dia, da hora de acordar até as mais variadas atividades, a música é capaz de trazer sentimentos, sensações, e mudar o nosso humor. E se de uma hora pra outra nos vimos trancados em casa e fora da vida social que costumávamos ter (saudades de um show, né minha filha?), o entretenimento digital se tornou uma das nossas principais ferramentas de “fuga”e diversão, e um aliado e tanto quando falamos sobre música.
Mas e o TikTok com isso?
Ele transformou a cultura online e foi tema de muitas pautas ao longo de 2020, obrigando as marcas a pensarem na comunicação focada na GenZ. E por meio de novos formatos (tanto em conteúdo como em funcionamento da plataforma), criadores de conteúdo e trends, ele teve um grande impacto na indústria musical.
De acordo com um estudo da Winnin, 7 entre as 10 músicas mais ouvidas de 2020 no Spotify, viralizaram primeiro no TikTok. Chocados ou nem tanto?

E isso acontece muito por conta do funcionamento das músicas dentro da rede social. Vamos falar um pouco sobre esse fluxo?
- Uma trend é lançada, com algum creator fazendo coreografia de uma música até então pouco conhecida.
- As pessoas gostam do conteúdo e começam a reproduzir a coreografia, dando maior alcance também para a música em questão.
- A trend viralizada causa curiosidade pela música, levando o público a pesquisá-la em diversas plataformas, como Youtube e Spotify.
- PAH PUM, a música viralizou!
Mas e os formatos?
Mas a gente sabe que no TikTok os vídeos são o personagem principal, e as trilhas sonoras podem ter um papel fundamental em diversos formatos, de danças a dublagens. Vamos conversar sobre alguns deles?
Coreografias: é a que mais bomba na rede, desde o começo. Com passos divertidos e inusitados, as danças dominam a plataforma e são um dos conteúdos que mais viralizam por lá. Quer fazer sucesso no TikTok? Coreografias são uma boa maneira de começar.
@sandracostaof Eu toda vez que estou dançando nesse lugar , o pessoal na rua fica me olhando, fico até sem jeito .
♬ De Mochila e de Rádio (feat. Mc Morena) – Brega Funk – MC Abalo & Barca Na Batida & MC Reino
@maisa eu no reflexo 💃🏻 kkkk #tranquilita @zefelipecantor @virginiafonseca
♬ som original – virginia
Challenges: os challenges podem usar as músicas tanto como trilhas de fundo (em desafios de makes e trollagens por exemplo), como parte fundamental do vídeo (como em lipsyncs).
@camilapudim #euphoriamakeup Nunca vi a série, mas sou Maria vai com as outras 😂 Nesse caso Maria vai com @luccasluccas e @jessicacardoso kkkk #euphoria #makeup
♬ som original – Batom Atrevido
Duetos: dividir as letras para que o público consiga interagir com ela é MASSA. Os vídeos de duetos fazem sucesso por lá, viralizando as músicas com uma potência bem grande.
Se liga nesse exemplo da Sofia Santino dançando um dueto com a Dani Lopes. Aqui, tanto a Dani quanto a música estão sendo potencializados pelo vídeo da Sofia.
@sofiasantino #dueto com @danielelopes.s fazendo dueto com a dani até ela me notar 😩😭
♬ Não Pode Se Apaixonar – Xand Avião & DJ Ivis & Mc Danny
E os duetos estão tão em alta, que até Juliette (mesmo estando dentro do BBB), está conseguindo tal proeza. Olha esse vídeo lindo de dueto da influenciadora com Ramon e Rafael:
@juliettefreire Tem um olho na minha lágrima. ♥️🥺 @ramonerafaelofc obg meninos por esse vídeo lindo. #juliette #juliettefreire #bbb #bbb21
♬ som original – Juliette Freire
E nem o Itaú ficou de fora dessa, viu! Alô marcas, vocês podem, E DEVEM, entrar em duetos também.
@sandracostaof #dueto com @itau Quem aí vai se jogar no #BeatDoItaú? Vai lá no @itau conferir essa novidade e vem cmg nessa! #Itaú #FeitoPraVc #pedrosampaio #Publ
♬ Beat do Itaú – itau
POVS: Roi, Letícia né?
As músicas também estão presentes neste formato de conteúdo, e ó: o sucesso vem. Quem aí também sempre vê esse tipo de vídeo no feed?
@leh_andriolo POV: acabo conhecendo a filha do meu padrasto. #fyp #foryou
♬ Pop Smoke candy shop – EZD
E por que todo esse textão?
O TikTok é relevante e já provou isso pro mundo. Impulsionando a criação de conteúdos replicáveis e compartilháveis, parte importante desse sucesso se dá às músicas e áudios que complementam os vídeos, trazendo mudanças culturais por onde passa.
E a regra é clara: se você quer fazer parte dessa nova cultura e conversar de forma direta com a GenZ, é necessário explorar os recursos disponíveis e abusar das trilhas sonoras. Bora começar a pensar em estratégias pra crescer na rede?

Relações Públicas de formação, sou apaixonada pelo universo da influência e hard user das redes sociais (oi @, me segue?). Respirando produção de conteúdo, já trabalhei com marcas de variados segmentos. Acredito que sempre existe algo novo pra gente descobrir, produzir e discutir – no trabalho, em casa, e na mesa do bar. Nas horas vagas vejo séries, converso com meus divertidamente e faço umas fotos por aí.