Fazer campanhas com influenciadores digitais já é parte da estratégia de marketing de muitas empresas. Para as que começaram a trabalhar com esses produtores de conteúdo há pouco tempo, mensurar campanhas pode ser um desafio.

Antes de começar, é importante lembrar que os objetivos de campanha devem estar alinhados aos seus objetivos de negócio. Portanto, os KPIs analisados não podem fugir muito dos que já são conhecidos pela empresa.

Para cada tipo de ação, pode (e deve) haver um objetivo diferente. As campanhas podem ser feitas, por exemplo, com posts no feed ou stories do Instagram, vídeos no YouTube, tweets, entre outras maneiras de ativação de marca.

Como mensurar campanhas?

Como muitas das vezes as campanhas rodam nos perfis pessoais dos influenciadores, é importante alinhar como vai ser feito o envio de resultados.

Normalmente, os resultados são enviados através de prints das ferramentas de analytics das redes sociais. No início da campanha, estabeleça datas para esse envio, isso ajuda tanto na sua organização quanto na do influenciador.

Pessoas impactadas

Quantas pessoas foram impactadas pela sua campanha? Esse é um número super comum para se analisar em campanhas de marketing e, nas campanhas com influenciadores não seria diferente.

Boa parte das ferramentas de redes sociais apresenta esse dado por post, assim fica fácil de mensurar!

Busca orgânica

Dependendo do tamanho da ação e dos influenciadores envolvidos, pode haver um aumento na busca pela marca no Google.

Utilize o Google Trends, Ubersuggest ou até ferramentas pagas como SEMrush e Ahrefs para identificar o número de pesquisas feitas. Uma dica é fazer essa consulta diariamente, assim você consegue um histórico de dados.

Leia também: Como analisar o desempenho de um post nas redes sociais?

Link

Se o seu objetivo é vender ou gerar tráfego para uma página, fica ainda mais fácil mensurar campanhas com influenciadores. Crie links personalizados para trackeamento e acompanhe dados como sessões, taxa de conversão e receita através do Google Analytics.

Seguidores

Medir o número de seguidores ganhos na sua página ou canal também é uma boa estratégia. Faça uma média de seguidores novos por dia e compare com períodos anteriores.

Dados demográficos

Apesar de não ser uma análise direta de números da ação, é interessante comparar os dados demográficos das pessoas impactadas com os do seu público-alvo. Afinal, não adianta atingir pessoas que não têm interesse na sua marca.

Engajamento

Outra análise que ajuda a entender a efetividade do campanha nas redes do criador, é comprar os dados gerais de engajamento com publicações e até publicidades anteriores.

Sentimento

Para uma visão mais aprofundada de como os consumidores identificaram a marca na publicidade, indicamos uma análise de sentimentos. O ideal é entender através dos comentários o quanto o público gostou ou não daquele conteúdo. Além disso, vale medir se a marca foi citada ou ignorada nos comentários.

Você costuma fazer campanhas com influenciadores digitais? Conta pra gente no Instagram!