Como a Loud alcançou 1 bilhão de views no YouTube

A Loud se tornou o primeiro time de esports a bater um bilhão de views no YouTube. Entenda a estratégia focada em sucessos e construção de comunidade.
Loud

Na última semana, a Loud se tornou o primeiro time de esports do mundo a bater um bilhão de visualizações no YouTube. Se você não sabe o que é Loud, eu vou te explicar.

A equipe foi criada em fevereiro de 2019 pelo criador de conteúdo Bruno PlayHard, que produz vídeos para o YouTube há mais de seis anos, e o empresário Jean Ortega, com experiência de mais de cinco anos em esports. Desde o início, a Loud reúne os melhores jogadores do cenário competitivo de jogos mobile, principalmente o Free Fire.

No lançamento, além de PlayHard, outros criadores de conteúdo já conhecidos também foram anunciados como parte da equipe, entre eles Crusher Fooxi e Gelli Clash. E, em menos de três meses, o grupo já havia anunciado a “mansão Loud”, um espaço onde os influenciadores moram juntos, prática comum em equipes de esports.

Desde janeiro de 2019, a busca pelo termo “Loud” no YouTube só cresce, assim como o time, que começou com cerca de cinco criadores e, desde então, já dobrou de tamanho.

Buscas Loud

Pouco mais de um ano depois do lançamento, o canal já está entre os 110 maiores do YouTube Brasil, com mais de 7.5 milhões de inscritos e um bilhão de views.

Free Fire

Desde o primeiro vídeo da Loud, Bruno PlayHard enfatiza que Free Fire não seria o único jogo da equipe, mas, pelo menos no momento, seria o principal.

Até hoje isso não mudou e não é à toa, afinal foi o jogo mobile mais baixado no Brasil em 2019 e, no primeiro trimestre de 2020 teve um crescimento de 33% no número de usuários ativos no mundo. O game já registra mais de 80 milhões de usuários diariamente.

Vale lembrar também que, em julho de 2019, a final da Pro League de Free Fire se tornou, naquele momento, a maior live do YouTube Brasil, com mais de 763 mil views simultâneos. Em fevereiro do mesmo ano a primeira temporada teve apenas 19 mil espectadores.

Mas, é claro, o crescimento da Loud aconteceu junto com a ascensão do game. No YouTube Rewind de 2019, a equipe ficou em destaque como o canal criado em 2019 que mais cresceu na plataforma. Além do canal da Loud, os canais dos integrantes Babi e Coringa também tiveram destaque na categoria.

O que talvez você não saiba é que o crescimento do Free Fire não é o único, e talvez nem o principal, impulsionador da Loud.

Expectativa e curiosidade

Quem trabalha com marketing, sabe a importância de criar expectativa em cima de um lançamento. E, nesse aspecto, a Loud tem trabalhado muito bem. No YouTube, o canal utiliza thumbs e títulos que criam expectativa e geram especulação sobre os conteúdos.

Em uma ação recente, a equipe criou um mistério em cima de um novo jogador que seria anunciado. Tudo começou na Copa Free Fire, com um gamer utilizando o nick “LOUD .???”. Logo depois, um Instagram foi criado para o novo integrante misterioso. O assunto gerou curiosidade, e com milhares de seguidores, a identidade finalmente foi revelada.

Audiência

Em uma empresa, é imprescindível conhecer o seu público, mas isso também vale para quem tem um canal no YouTube. É impossível produzir conteúdo assertivo sem saber quem assiste aos vídeos e o YouTube Analytics é uma boa ferramenta para você descobrir isso!

Uma das metas de lançamento da Loud era criar um modelo de negócio que envolvesse as verticais culturais da geração Z: games, música e vestuário.

Em relação aos games, é interessante voltar aos vídeos iniciais e perceber que era 100% focado em gameplay. Entretanto, com o tempo isso foi adaptado e os vlogs começaram a estar mais presentes (e fazer muito mais sucesso) no canal. Isso, inclusive, é citado pelos integrantes em vídeos.

Mas, além do gameplay, a Loud também já lançou uma música e tem uma coleção de roupas da marca.

Comunidade

Uma das principais tendências de marketing nos últimos anos, a Loud investiu, desde o lançamento, na construção de uma comunidade. Através de interações em quase todas as plataformas sociais, além de lives diárias dos criadores na plataforma de streaming NiMO TV, a Loud busca estreitar laços com os amantes dos games mobile.

Quais estratégias você costuma utilizar para alcançar o público com seu canal?