Saiu a lista das personalidades mais influentes da internet e televisão brasileira

Uma pesquisa da Provokers para Google e Meio & Mensagem divulgou quais são aspersonalidades mais influentes da internet e televisão. Essa é a segunda edição da lista que se mantém bem dividida com 10 youtubers e 10 artistas da televisão, o que mostra de fato que estamos vivendo uma era de “novos ídolos”.

lista influentes internet televisao

Entre os primeiros da lista está Whindersson Nunes (2º), youtuber com as de 12 milhões de inscritos, segundo canal do Brasil a receber a placa de diamante do YouTube. Em seguida entre os produtores de vídeo estão o casal Leon e Nilce, do Coisa de Nerd (3º),Luba (6º), Kéfera (9ª), Júlio Cocielo (10º), Taciele Alcolea (12ª), Bianca Andrade, doBoca Rosa (16ª), Leo Stronda (18º), Rayza Nicácio (19ª) e Felipe Neto (20º). Na televisão, o destaque ficou com os apresentadores Luciano Huck (1º), Danilo Gentili(4º). Os atores que ficaram entre o top 20 são Taís Araújo (5º), Lázaro Ramos (7º), Tatá Werneck (8º), Cauã Reymond (11º), Marina Ruy Barbosa (13º), Juliana Paes (14º), Caio Castro (15º) e Cléo Pires (17º).

Para se chegar a esse resultado, a Provokers elaborou dois estudos, ambos realizados em agosto deste ano: o primeiro apurou como os jovens assistem vídeo e o que isso significa em termos de mudanças de hábito e atitude. A pesquisa recolheu 1,5 mil depoimentos de homens e mulheres entre 14 a 55 anos, das classes A, B e C, de três regiões do país: Sul (Porto Alegre), Sudeste (São Paulo capital, São Paulo interior e Rio de Janeiro) e Nordeste (Salvador e Recife). Dessa amostragem, 250 entrevistas foram feitas com jovens entre 14 anos a 17 anos.

O segundo estudo questiona o que define uma celebridade e quem são essas pessoas no contexto atual de mídia (vídeo online e TV) no Brasil. Esse levantamento entrevistoumil pessoas, entre homens e mulheres de 14 anos a 17 anos, nas mesmas regiões cobertas pelo primeiro estudo. Aos participantes, foi levantada uma lista de personalidades de TV e YouTube lembradas de forma espontânea. Foram apresentadas aos respondentes as características consideradas mais importantes para a formação de uma celebridade. As respostas com mais de 10% das citações equivalem às mesmas já declaradas na primeira edição da pesquisa: a definição de uma personalidade, para os jovens, está ligada à autenticidade (16% das respostas), à originalidade (15%), à inteligência (12%) e ao senso de humor (11%).

Há uma grande diferença na hora de escolher os mais influentes de cada setor. Os artistas televisivos, por exemplo, é circunstancial e os influenciadores têm maior visibilidade porque estão no ar em novelas ou séries naquele momento pontual ou, ainda, estão em foco por conta de relacionamentos amorosos (e públicos), além da expressão de opiniões polêmicas. Já os youtubers foram escolhidos pela autenticidade,proximidade com o público e identificação da audiência com o criador de conteúdo.

Em primeiro lugar está Luciano Huck, apresentador de um programa da Globo que vai ao ar todos os sábados desde 2000. Em segundo lugar temos Whindersson Nunes, omaior youtuber do Brasil e que desde 2010 posta seus vídeos na internet sem nenhum grande recurso além de uma câmera no quarto. Em terceiro lugar, o casal Leon e Nilce, que também são youtubers e movimentam diariamente milhões de visualizações em seus canais “Cadê a Chave?” e “Vida de Nerd”.

A lista continua se desenvolvendo em grande contraste quando se é comparado ostrabalhos dos artistas de veículos tradicionais com as celebridades nascidas na internet. Com destaque para Marina Ruy Barbosa, que, apesar de ser uma atriz exclusiva da televisão, tem uma enorme presença digital com sua conta no Instagram que possui mais de 15 milhões de seguidores.

E não há como negar que, todos os que estão na lista possuem uma trajetória para inspirar. Tanto os artistas quanto os youtubers estão há anos entretendo seus públicos, ninguém da lista surgiu de repente como muitas pessoas estão acostumadas a dizer na hora de torcer o nariz.

 

x