Conheça Jennifer Rigley, mulher que mostrou sua vida ao vivo na internet por 10 anos

Em 1996, Jennifer Ringley ligou a webcam e resolveu fazer algo inusitado: transmitir sua vida ao vivo 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em 1996, Jennifer Ringley ligou a webcam em seu dormitório universitário e transformou a internet para sempre. Em vez de usar a câmera para falar com amigos e familiares em Harrisburg, na Pensilvânia (EUA), ela resolveu fazer algo inusitado: transmitir sua vida ao vivo, para um mundo de desconhecidos, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Ela teve a ideia depois de ver um site que transmitia um aquário, mas achou que com um ser humano seria mais interessante. Além disso, ela era programadora amadora e tomou a criação do código que deixaria o upload das imagens automático como um desafio. A ideia deu certo e ela compartilhou o site com alguns amigos, que realmente se interessaram e conferiam o conteúdo com certa frequência – até que foram passando para outros amigos, e amigos depois destes, e por aí vai.

jennifer-rigley

No mundo atual de redes sociais e compartilhamento em excesso, a ideia pode não parecer inovadora. A única característica que um consumidor moderno de transmissão ao vivo no Facebook poderia considerar fora do comum sobre a Jennicam, como era chamada, era a falta de qualidade. As imagens exibidas eram em preto e branco e granuladas, com os frames trocados somente a cada 15 segundos. Para comparar, hoje a maioria das câmeras utilizadas por youtubers gravam uma média de 30 frames por segundo!

jennifer-rigley

Ainda assim, cerca de 4 milhões de usuários conferiam todas as novidades da vida de Jennifer. Hoje em dia, talvez as pessoas se sentissem entediadas assistindo à Jennicam, porém, na época, ela realmente “quebrou” a internet e trouxe debates para a vida real.  Tanto que a curiosidade virou condenação depois de uma noite íntima com seu namorado. As acusações de narcisismo e exibicionismo não eram muito diferentes das que hoje são feitas a participantes de reality shows como os da franquia Big Brother.

jenniimagem

Suas exibições se encerraram em 2003, quando Jennifer desligou sua câmera e nunca mais apareceu. Naquele tempo, parecia que a combinação entre superexposição com sumiço total fazia parte de alguma estratégia da camgirl para falar algo profundo sobre privacidade na era da mídia. Mas não, era apenas um adeus.