Google testa novo recurso que exibe vídeos do TikTok e Instagram nas respostas de pesquisas

O Google está testando um recurso que parece servir exclusivamente para conteúdos de vídeo curto do TikTok e Instagram nos resultados de pesquisa mobile.

Identificado pela primeira vez pelo especialista em SEO Brian Freiesleben, o recurso tem uma apresentação chamada Vídeos curtos em resposta a algumas consultas de usuários.

O Google já oferece um conjunto de resultados de pesquisa de vídeo agregados para usuários de dispositivos móveis e desktops, mas esse recurso tem um objetivo diferente, exibe apenas conteúdos do TikTok e Instagram.

Apesar do teste parecer funcionar apenas em celulares, os conteúdos em destaque não levam os usuários que clicam nos vídeos do TikTok ou Instagram para os aplicativos do TikTok ou Instagram, mesmo que estejam instalados nos telefones dos usuários. Em vez disso, ele os direciona para as versões de navegador dessas plataformas.

 

O Google disse ao portal TechCrunch que esse recurso está sendo testado com alguns usuários em dispositivos móveis, mas não forneceu mais detalhes. Não está claro se o Google tem alguma parceria com o Instagram e TikTok apenas para exibir seus conteúdos e também não sabemos se conteúdo de outras plataformas será adicionado no futuro.

 

Ano novo com recorde de mensagens no Facebook

Em 2020, as pessoas contaram com a tecnologia para cotinuar em contato e fazer tudo que fosse precisando tentando manter o isolamento e o distanciamento social.

O Facebook registrou aumento nas conversas por vídeo durante todo o ano e a véspera de Ano Novo não foi exceção.

 Segundo a empresa, no WhatsApp foram feitas 1,4 bilhão de chamadas em áudio e vídeo na noite de Ano Novo em todo o mundo, um recorde para um único dia — as chamadas aumentaram 50% se comparadas ao mesmo período do ano passado.

 

No Messenger, o Réveillon quebrou o recorde de chamadas em grupo (três pessoas ou mais conversando ao mesmo tempo) nos Estados Unidos, com quase 2x mais chamadas em vídeo comparado a um dia normal; já no Instagram Live e no Facebook Live, foram 55 milhões de transmissões ao vivo.

E você, fez parte desse grupo que contou com a tecnologia para iniciar 2021?

 

Fim de ano tecnológico na Escócia

Os drones estão ganhando cada vez mais espaço nos céus, seja para capturar imagens incríveis ou criar efeitos com movimentos sincronizados. E neste ano, a população da Escócia celebrou a chegada de 2021 com um espetáculo tecnológico.

A empresa de entretenimento Underbelly foi a responsável pelo espetacular show de drones que iluminou os céus da Escócia. O projeto consiste em uma série de três vídeos, chamado “Fare Well“, que reflete sobre o ano que se passou usando um enxame de drones para criar imagens coloridas nos céus acima de paisagens escocesas famosas.

Para tornar o projeto possível a equipe de desenvolvedores utilizou um software de inteligência artificial, responsável por coreografar o movimento dos drones.

Um poema do escocês Makar Jackie Kay também foi lido durante o vídeo.

Kay disse: “Tivemos que cavar fundo este ano e encontrar novas maneiras de ser criativos no fundo do poço. E o que descobrimos nos surpreendeu a todos. A arte nunca foi tão íntima.”

Charlie Wood e Ed Bartlam, diretores da Underbelly disseram: “Nos últimos quatro meses, temos inovado com uma equipe criativa incrível para projetar e produzir este evento de classe mundial em Fare Well.”

Lucas Amarildo

Lucas AmarildoJornalista de formação, apaixonado por produção de vídeos. Atuou em redações, produziu documentários e atualmente coordena a área técnica da Dia Estúdio com o objetivo de pensar estrategicamente as tecnologias e inovações adotadas nos projetos da empresa. Está sempre em busca das novidades do universo audiovisual, atualizações das plataformas e é justamente sobre isso que vai falar neste espaço!

 

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD

x