Filme do Whindersson usará dinheiro público? Saiba a verdade!

Surgiu a notícia de que Whindersson captou a verba de 7.5 milhões de reais para as filmagens do filme sobre a sua vida. Mas será que é verdade? Confira!
Whindersson filme dinheiro publico

A sexta-feira ficou acalorada com a notícia de que Whindersson Nunes irá gravar um filme sobre a sua vida e que a produção foi autorizada a utilizar recursos vindos da Lei de Incentivo Audiovisual. Sem nenhum diretor contratado e com nenhuma cena gravada por enquanto, muitos veículos de comunicação noticiaram que o filme já captou a verba de 7.5 milhões de reais. Mas será que é verdade?

Segundo publicado no Diário Oficial da União nesta terça (12/09), o filme foi aprovado sim a captar R$ 7,5 milhões via Lei do Audiovisual, que concede incentivos fiscais a empresas privadas patrocinadoras. Ou seja, a captação de verba não vem de dinheiro público, e sim de empresas privadas que se beneficiam ao receber abate de impostos e associar sua imagem a um produto audiovisual e cultural.

Segundo a Conspiração Filmes, produtora que pretende gravar o longa metragem, ainda não se sabe qual será a participação de Whindersson na história. Inclusive, não existe confirmação de que o youtuber atuará no filme.

No YouTube, o criador de conteúdo Nando Moura fez um vídeo acusando Whindersson de utilizar dinheiro público e de “não precisar do dinheiro público para fazer o filme”. Para o youtuber, canais que já fizeram filmes utilizando a Lei de Incentivo Audiovisual só decaíram, citando Porta dos Fundos, Kéfera e Christian Figueiredo como exemplos.


No Twitter, Whindersson Nunes declarou desconhecer a notícia. O maior youtuber do Brasil contou que o filme nem começou a ser escrito, e que a obra foi apenas autorizada a captar o recurso caso seja necessário.

Resumindo
O filme foi aprovado a captar a verba caso precise. Nenhum dinheiro público foi usado para dar início às filmagens do longa-metragem. A produtora é a Conspiração Filmes e ainda não há diretor e nem roteiro para dar início nas gravações. Whindersson Nunes não tem nenhuma participação efetiva na produção até o momento, além de um convite para possivelmente interpretar algum papel.

Entenda o que é o Lei do Audiovisual

A Lei do Audiovisual, oficialmente Lei Federal 8.685/93, é uma lei brasileira de investimento na produção e co-produção de obras cinematográficas e audiovisuais e infra-estrutura de produção e exibição brasileira. Concedendo incentivos fiscais às pessoas físicas e jurídicas que adquirem os chamados Certificados de Investimento Audiovisual, ou seja, títulos representativos de cotas de participação em obras cinematográficas.

A Lei do Audiovisual permite que o investimento seja até 100% dedutível do Imposto de Renda (limitado a 4% do IR devido, para pessoas jurídicas) e o desembolso pode ser deduzido como despesa operacional e reduzindo a base de cálculo do próprio IR e do adicional do IR.

Gabriela Pugliesi e o reality show
Recentemente, a musa fitness Gabriela Pugliesi foi convidada para fazer um reality show sobre a sua vida. Após saírem notícias de que o programa havia sido autorizado a captar recursos através da Lei do Audiovisual, a youtuber desistiu de seguir com o projeto.