A Fazenda Depressão

A Fazenda Depressão: Diva Depressão inova com reality show virtual durante a quarentena

O Diva Depressão lançou um novo projeto no Youtube, A Fazenda Depressão, que está fazendo sucesso durante a quarentena, com mais de 2,7 milhões de visualizações em um reality show virtual. Mas antes de falar da genialidade por trás dessa ideia, vou explicar para vocês a proposta deste espaço!

No último ano, minha rotina mudou completamente, deixei a redação de um jornal tradicional e passei a fazer parte da Dia Estúdio, uma rede de canais do Youtube e produtora de conteúdo. Sempre amei Youtube e redes sociais, mas a partir dessa mudança, passei a observar a produção de conteúdo para internet com outro olhar, sempre buscando tendências e referências.

E este é o objetivo desta nova coluna aqui no Criadores ID. Quinzenalmente vou revezar o espaço com a Amanda Correa e trazer para vocês conteúdos relevantes, inovadores e que tenham chamado a minha atenção na internet! A coluna Para Inspirar é literal em seu nome, queremos trazer referências de qualidade para que criadores de conteúdo possam pensar em novas pautas e formatos.

Pra inspirar

O destaque que decidi trazer para primeira coluna é o mais novo projeto do Diva Depressão: A Fazenda Depressão. Quando fiquei sabendo sobre essa ideia, na hora bateu a nostalgia! Lembrei das minhas férias de 2012, quando joguei tanto The Sims, que só parava para dormir.

O Fih e o Edu, que têm mais de 2,6 milhões de inscritos no Youtube, como sempre, tiveram mais uma ideia genial! Depois de projetos como a Corrida das Blogueiras, o UÓscar da Diva e o Gastronodiva, agora decidiram criar um reality show de maneira totalmente virtual dentro do jogo The Sims 4.

Eles contaram, inclusive, que essa é uma ideia antiga e vem lá de 2018, mas agora, com a quarentena, conseguiram colocar A Fazenda Depressão em prática. O reality estreou no dia 28 de abril e até agora (metade da temporada) já acumula mais de 2,7 milhões de visualizações na soma de seus episódios.

Tendências de consumo e estratégias

O primeiro ponto a se destacar foi a estratégia de lançamento, os divos fizeram uma live contando mais sobre o projeto e deixando o público na expectativa. O lançamento de fato foi realizado um dia após a final do BBB, conquistando um público órfão do reality global.

Vamos somar isso ao fator quarentena. De acordo com a pesquisa Google Survey, realizada em março deste ano sobre a mudança do comportamento durante o isolamento, 40% do público brasileiro afirmou ter passado mais de três horas do dia no Youtube desde o início do isolamento social.

Entre os conteúdos em destaque está o humor! Em pesquisa da InPress Porter Novelli, sobre marketing de influência em tempos de Covid-19, 85% dos influenciadores afirmaram que o conteúdo que mais engaja atualmente é o relacionado a entretenimento e diversão.

Além disso, Fih e Edu criaram personagens inspirados em celebridades da mídia tradicional e da internet, o que engaja o público por “já conheceram” os personagens e formarem suas torcidas.

Some isso ao fato de que o próprio público vota em quem sai do programa (aqui mesmo, pelo Criadores ID!) e tenha um reality virtual de sucesso, com mais de 50 mil votos semanais no site e pico de 20 mil espectadores simultâneos em uma das lives.

Tudo sobre a Fazenda Depressão

Mas vamos além das análises, caso você tenha ficado curioso sobre o programa, vou contar direitinho como ele funciona. Afinal temos aqui uma fã de carteirinha da Fazenda Depressão.

Para construir o projeto, os divos usaram referências dos dois realitys mais populares da TV brasileira: A Fazenda, da RecordTV, e Big Brother Brasil, da Rede Globo. São nove participantes que concorrem a 1 milhão de Simoleons (moeda virtual do jogo) e uma mansão personalizada dentro do universo The Sims.

Começaram na disputa: Alberto Injustos, Blogueirinha Horta, Ciduxa, Fadinha do Brasil, Inêz Brazilian, Irmão Berti, Latindo, Márcia Sensatíssima e Neymala Jr. Ciduxa, no caso, é mãe do Edu, e entrou na disputa após passar pelo “Celeiro de Vidro” e ser escolhida pelo público em votação. Já foram eliminados do programa até o momento Alberto Injustos e Latindo.

O reality funciona assim: os nove personagens foram confinados dentro de uma casa, inspirada na Fazenda real. Quem ajudou os divos na criação foi o youtuber Márcio Sousa, do canal MTsims. Os personagens foram criados levando em conta as características das personalidades reais, a Blogueirinha, por exemplo, é explosiva e amante da música, já Neymala é fisiculturista e ativo. Todo esse processo foi detalhado no primeiro episódio do reality.

Fih e Edu contam que observaram e estudaram vários realitys de The Sims no Youtube, para aprender técnicas de como jogar influenciando os personagens o mínimo possível.

Durante cada episódio, vemos a interação entre os personagens, a prova para definir o Peão da casa (que são provas especiais de resistência ou habilidade) e a votação da Roça, onde é definido quem vai ao paredão de acordo com o grau de afinidade de cada personagem (dado que é fornecido pelo jogo). Logo após a Roça, o público já pode votar em quem quer que saia do reality.

Além dos episódios gravados, que são colocados no modo estréia do Youtube e já bateram pico de 12 mil espectadores simultâneos. Fih e Edu também realizam festas temáticas ao vivo. O tema é escolhido pelo público em votação no Twitter e, durante a transmissão, são elaborados os looks de cada um dos personagens. Além de uma decoração especial em cada festa, a casa também é visitada por celebridades especiais.

O projeto rende muitas risadas e, se você ficou curioso, vale muito a pena assistir aos episódios, que onde já ocorreram situações inusitadas, como Alberto Injustos pegando fogo, e a morte da Blogueirinha, que fez com que a hashtag #PrayForBlogueirinha ficasse entre os trending topics do Twitter.

O fato e que, em um período de incertezas e ansiedade com a situação da pandemia no Brasil, assistir a um conteúdo como A Fazenda Depressão traz leveza para semana dos fãs e proporciona um momento em que é possível desopilar da rotina e dar boas gargalhadas!

 

Simone Feldmann

Simone Feldmann

Coordenadora de Conteúdo na Dia Estúdio, jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduanda em Gestão de Projetos, Marketing e Branding. Entusiasta da cultura nerd, espectadora de séries e filmes de todos os gêneros e louca por gatos.

x