Após expulsão no Big Brother Brasil, hashtag #EuViviUmRelaciomentoAbusivo se torna assunto no Twitter

A hashtag #EuViviUmRelacionamentoAbusivo esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil nesta terça-feira (11/4) após a expulsão de Marcos

A hashtag #EuViviUmRelacionamentoAbusivo esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil nesta terça-feira (11/4) após a expulsão de Marcos. O participante do Big Brother Brasil 17 foi acusado de agredir física e psicológica a participante Emilly, com quem manteve um relacionamento na casa.

A youtuber Louie Ponto fez um vídeo mostrando o que aconteceu dentro do programa e contextualizando termos e situações que são consideradas de relacionamento abusivo.

 

Os usuários tweetaram diversas situações que passaram e só foram perceber depois que se tratava de um relacionamento tóxico. Até alguns anos atrás, não se falava muito sobre o assunto, mas com a questão em debate cada vez mais as pessoas, especialmente as mulheres, se sentem empoderadas para saírem de relações abusivas.

Entre os indícios de que um relacionamento é abusivo estão o comportamento agressivo ou possessivo do parceiro, quando uma das partes tenta exercer poder sobre a outra na relação, seja ofendendo ou humilhando, e tenta manipular o outro com joguinhos e estabelecendo restrições.

O tema é pauta de vários vídeos no YouTube. Jout Jout ganhou a atenção da internet falando justamente sobre relacionamento abusivo e de maneira bem didática. O vídeo Não tire o batom vermelho viralizou na web e serviu de ajuda para muitas pessoas criarem coragem e saírem deste tipo de relação.

 

A youtuber Mari Morena, recentemente fez um vídeo falando sobre o relacionamento abusivo que viveu no ano de 2016. Seu relato fala de sinais que, no início, não foram percebidos e que terminou com agressão física.

 

O YouTube é uma ferramenta aliada para falar sobre o assunto. Isabela Mascarenhas citou alguns sinais que caracterizam atitudes que podem levar à atitudes extremas.

 

Os sinais de um relacionamento abusivo são muitos, mas na maioria das vezes as pessoas que vivem este tipo de relação estão fragilizadas e oprimidas pelo parceiro, por isso nem sempre é fácil terminar a relação. Mas a internet está aí com muita informação, uns vídeos amorzinhos para ajudar e tem esses dias em que até as redes sociais viram uma corrente de apoio.

Confira o que rolou na hashtag: