Embed no instagram

A falta de permissão para embedar fotos do Instagram

Recentemente o Instagram afirmou que não concede aos sites licença para incorporar postagens de outras pessoas (embed no Instagram). De acordo com as políticas da plataforma, é necessário que “terceiros tenham os direitos dos detentores. Isso inclui garantir que eles tenham uma licença para compartilhar esse conteúdo, se uma licença for exigida por lei.”

O assunto ganhou a pauta do mundo tech após uma derrota legal para a Newsweek, quando um juiz de Nova York decidiu que a revista não poderia descartar a denúncia de um fotógrafo com base nos termos de serviço do Instagram.

Agora, o Instagram aparentemente está esclarecendo a situação a favor dos fotógrafos. Não ficou claro qual parte de sua política cobria os direitos de incorporação, mas a página de direitos autorais diz que os usuários têm “o direito de conceder permissão para usar seu trabalho protegido por direitos autorais, bem como o direito de impedir que outras pessoas usem seu trabalho protegido por direitos autorais sem permissão, ”Sem mencionar exceções para conteúdo incorporado.

E o site proíbe incorporar conteúdo de uma maneira que “viole quaisquer direitos de qualquer pessoa”, incluindo “direitos de propriedade intelectual”.

O Instagram se pronunciou com o posicionamento de que estava “explorando” outras maneiras de os usuários controlarem a incorporação. Por enquanto, os fotógrafos só podem parar as incorporações tornando as fotografias privadas, o que limita estritamente seu alcance no Instagram.

E pra você, o Instagram deveria proibir as incorporações desta maneira?

Facebook no combate aos próprios fakes

A tecnologia tem trazido inúmeros benefícios para a humanidade, mas à medida que as possibilidades avançam, os riscos também aumentam.

Uma das situações mais surreais (para mim, pelo menos) são as chamados deepfakes – manipulações de imagem através de inteligência artificial para criação de realidades artificiais.

embed no instagram

E o facebook, plataforma que enfrenta vários casos de deepfakes, tem trabalhado incessantemente na busca de algum recurso que ajude a impedir este tipo de compartilhamento.

Para ter ideia do potencial negativo deste tipo de conteúdo, dá uma olhada neste exemplo de manipulação, entre vários disponíveis no YouTube:

Na sexta-feira, a empresa publicou uma postagem no blog resumindo meses de trabalho colaborativo com o objetivo de desenvolver uma estrutura para detectar automaticamente a forma de mídia manipulada gerada por aprendizado de máquina.

A postagem do blog destaca que, dos mais de 35.000 modelos enviados, o sistema foi capaz de detectar deepfakes com uma precisão de 65,18%.
Em tempos de fakenews, a dimensão dos riscos e perigos vai muito além do que se imagina.

Pinterest aproximando você da compra

Que o Pinterest é um plataforma de inspiração, não é novidade pra ninguém. E já que as pessoas se apaixonam por tantas referências, por que não facilitar também a compra dos pins dos sonhos? Um novo recurso da plataforma quer facilitar este processo.

De acordo com um comunicado da empresa, você poderá tocar na câmera na barra de pesquisa, tirar ou fazer upload de uma foto e ver a guia Comprar com um feed de Pins com base nos produtos identificados nessa imagem. E o mais legal do processo é que a plataforma exibirá apenas itens que estão em estoque.

selflook

Desta forma, o usuário tem a certeza de encontrar o item perfeito. Cada PIN do produto também será vinculado diretamente à página de checkout no site do varejista.

A plataforma vem ganhando cada vez mais relevância e é um dos grandes potenciais em pesquisas da internet. O Pinterest tem aumentado lentamente seus esforços de comércio eletrônico, desde o ano passado, quando implementou a capacidade das empresas de converter seus catálogos em Pins compráveis.

 

Lucas AmarildoLucas Amarildo

Jornalista de formação, apaixonado por produção de vídeos. Atuou em redações, produziu documentários e atualmente coordena a área técnica da Dia Estúdio com o objetivo de pensar estrategicamente as tecnologias e inovações adotadas nos projetos da empresa. Está sempre em busca das novidades do universo audiovisual, atualizações das plataformas e é justamente sobre isso que vai falar neste espaço!

x