Elliot Page e outros famosos que se assumiram trans

Recentemente o ator Elliot Page, conhecido por seus papéis em Juno e The Umbrella Academy, assumiu publicamente como transgênero. Agora ele não se identifica mais com o gênero feminino e deseja ser tratado pelos pronomes ele/they (pronome neutro – que é aquele que não define gênero).

A repercussão do anúncio foi imediata. Logo após o post em que Elliot revelava seu novo nome, as redes sociais e diversos portais de notícias ao redor do mundo noticiaram a declaração. Muitos ainda, infelizmente, utilizando o nome e o gênero antigo do ator nos títulos e manchetes.

Inclusive, há poucos dias, ele publicou sua primeira selfie no instagram depois de assumir sua transição de gênero. Na legenda, ele agradece o apoio incondicional de todos os fãs nessa jornada.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @elliotpage

Apesar da saída do armário de Elliot ter sido um dos assuntos mais comentados do último mês na comunidade LGBT+, outras celebridades também já viram os holofotes apontarem para si quando assumiram publicamente uma identidade de gênero diferente do que as pessoas imaginavam. Vamos relembrar algumas delas?

 

Nikkie Tutorials

No começo do ano, uma das influencers de maquiagem mais famosas do mundo se assumiu trans, pegando de surpresa seus mais de 13 milhões de inscritos no YouTube.

Nikkie Tutorials revelou em um vídeo intimista todo seu processo de transição, o que a fez guardar essa parte da sua vida em segredo por tanto tempo e principalmente o porquê tinha decidido se assumir.

Caitlyn Jenner

Talvez um dos casos mais emblemáticos de visibilidade midiática de um processo de transição tenha sido o da ex-atleta olímpica Caitlyn Jenner.

Ela já era uma celebridade antes da transição e ganhou ainda mais notoriedade por sua relação familiar com a socialite Kim Kardashian. O caso foi muito abordado pela imprensa americana e mundial, mas a saída do armário veio da melhor maneira possível: estampando a capa da revista Vanity Fair com a chamada “Me chame de Cait”.

Thammy Miranda

Thammy também já era conhecido da mídia brasileira por ser filho da agora rainha dos memes, a Gretchen. O processo de transição dele foi acompanhado de perto pela imprensa, despertando a ira de conservadores e fazendo com que o ator sempre estivesse alerta para discursos de ódio que faziam contra ele.

Hoje, felizmente, Thammy já estreou até campanha de Dia dos Pais da Natura e, independente de ideologias políticas, é um dos principais representantes na mídia de questões relacionadas ao universo de homens trans.

Laerte Coutinho

Uma lenda viva e considerada uma das cartunistas e chargistas mais importantes do Brasil, Laerte também teve parte do seu processo de transição acompanhada pela mídia.

Apesar de não ser constantemente vigiada como as estrelas hollywoodianas, Laerte foi pautada por diversas vezes na mídia para ilustrar matérias sobre transsexualidade. Ativista, ela sempre está envolvida com iniciativas e trabalhos focados na militância LGBT+.

Irmãs Wachowski

Sim, as diretoras por trás da trilogia Matrix e da série Sense8 também são trans! Lana Wachowski já se identificava com o gênero feminino desde 2000, mas somente em 2012 que começou a falar sobre isso na mídia. Pouco tempo depois, sua irmã Lilly também veio a público assumir sua transição.

Bacana essas histórias, né? Existem outras várias celebridades que também tiveram seu processo de transição acompanhado de perto pelo público – mas o que importa mesmo é termos cada vez mais representatividade: seja na frente ou por trás das câmeras.

 

 

Matheus Faisting

Roteirista na Dia Estúdio, é jornalista de formação e produtor audiovisual com histórico de projetos focados na comunidade LGBT+. Com passagens por TV e empresas de marketing, entende a comunicação como uma poderosa ferramenta de transformação social. Do mainstream ao alternativo, é um apreciador de narrativas que engajam e, de preferência, com um bom plot twist.

x