YouTube Analytics: cinco insights para ficar de olho em seu canal

Aprenda a usar o YouTube Analytics para entender seu público e orientar sua produção de conteúdo para o YouTube.

A gente fala muito sobre coletar referências, assistir a outros canais e estar sempre em busca de inspiração. Mas você já parou para analisar seus próprios dados? O YouTube Analytics oferece uma quantidade imensa de informações super úteis para quem tem um canal no YouTube. 

Além de conhecer seu público por meio dos dados demográficos, você pode saber se as suas thumbs e títulos estão atraentes ao analisar a taxa de clique por impressão ou até saber quais os termos as pessoas digitaram na barra de busca para chegar ao seu canal. Hoje eu vou indicar cinco insights do YouTube Analytics para você ficar de olho!

Como acessar os dados do YouTube? 

Para ver as informações sobre o seu canal e seus vídeos publicados é só acessar o YouTube Studio (mesmo local pelo qual você faz o upload dos seus vídeos). No menu lateral esquerdo, selecione a opção ‘Estatísticas’

1 – Quem é o seu público? 

É sempre importante ter em mente quem é o seu público, isso é, para quem você está comunicando e quem gosta do seu conteúdo. O YouTube disponibiliza informações demográficas do público que visualiza seus vídeos, assim você pode ter em mente o gênero e faixa etária das pessoas. Para acessar, basta selecionar a opção ‘Público’:

Outra informação interessante é se as pessoas de fato são inscritas do seu canal. Com essa informação em mente, você pode entender o quanto é necessário reforçar para que os visitantes se inscrevam e adicionar essa call to action em momentos específicos do seu roteiro.

2 – Quando postar seus vídeos? 

Uma novidade no novo Studio do YouTube são os horários em que os seus inscritos costumam estar online na plataforma. A informação está disponível para todos os canais desde o fim de maio deste ano. Com esse gráfico, você pode entender quais os melhores dias e horários para publicar seus conteúdos. 

Para visualizar a tabela com dias e horários, é só acessar a aba Público’. Quanto mais escuro o tom de roxo, mais pessoas online: 

Exemplo de como a informação é disponibilizada dentro do YouTube, para saber os horários do seu canal, acesse o YouTube Analytics.

3 – Como as pessoas chegaram ao seu canal? 

Você já pensou sobre como as pessoas acharam os seus vídeos? Podem ser inscritos que receberam notificação ou viram a recomendação na aba de Inscrições do aplicativo, ou visitantes que estavam pesquisando algo no YouTube e acabaram chegando ao seu canal.

Para saber isso, você pode acessar os dados de ‘Origem de Tráfego’ do YouTube na aba ‘Alcance’

Ao passar o mouse por cima de cada item da lista, o YouTube te explica o significado deles: 

  • Pesquisa do Youtube – Pesquisa os termos usados por espectadores para encontrar seu conteúdo no YouTube.
  • Recursos de Navegação  – Tráfego da página inicial/tela inicial, feed de inscrições e outros recursos de navegação.
  • Vídeos sugeridos – Visualizações das sugestões que aparecem ao lado ou depois de outros vídeos. 
  • Páginas do canal – Tráfego proveniente da página do seu canal do YouTube, de páginas de outros canais ou de páginas de canais de temas específicos

Além de saber o tipo de origem, você pode ir mais fundo nessa informação ao clicar em ‘Ver mais’. Ao clicar em Pesquisa do YouTube, por exemplo, podemos saber exatamente o que as pessoas mais digitaram no campo de busca para cair no seu canal. A partir dessa lista de termos, você pode extrair sugestões de pauta, entender quais temas mais atraem visitantes (potenciais novos inscritos), saber qual collab fez sucesso ou o quadro do seu canal que as pessoas mais procuram. 

4 – Suas thumbs e títulos estão atrativos? 

Outro indicativo interessante é a taxa de cliques por impressão. Isso é, das pessoas que viram a sua miniatura (impressões), quantas tiveram interesse em clicar? O tema do vídeo e a relevância do influenciador têm influência na taxa de clique, mas o título e a thumb atrativos também têm um papel importante para despertar o interesse dos visitantes ou inscritos. 

Para conferir a taxa de clique de cada um dos seus vídeos, você deve acessar o modo avançado do YouTube Analytics no canto superior direito da tela inicial.

Assim que abrimos o ‘Modo avançado’, podemos ver a lista dos vídeos publicados no canal e uma série de informações sobre cada um deles. A taxa de clique está na última coluna: 

A partir daí você pode comparar os números de cada um dos vídeos, é legal entender o que as thumbs e títulos com a taxa de clique mais alta têm em comum, se é possível estabelecer algum padrão entre elas para poder aplicar nas próximas. 

Na hora de pensar na thumb, também vale conferir qual o tipo de dispositivo os seus espectadores usam. Para isso é só ir em ‘Mais’ no menu superior e escolher a opção ‘Tipo de dispositivo’

Dependendo do canal, muitas vezes o consumo via dispositivo móvel é superior a 70%, assim você tem que imaginar sempre como as suas thumbs vão ficar em celulares e conferir é possível ler o texto e entender todos os elementos quando visualizados.

5 – Quais vídeos têm melhor desempenho? 

Para finalizar os insights de hoje, vou falar dos dados básicos, mas fundamentais, para você ficar de olho em todos os vídeos e comparar entre eles. No ‘Modo avançado’ e na aba ‘Vídeos’ você pode analisar as visualizações dos seus vídeos, além de conferir informações bem relevantes como a retenção de cada um deles – isso é, quanto por cento do seu vídeo é assistido em média pelas pessoas – isso pode ajudar a entender quais os assuntos prendem mais a atenção das pessoas e quais são menos interessantes. 

Além dos números (e tem muito número legal disponível dentro do YouTube Analytics) lembre-se sempre de também ouvir os seus fãs, ler os comentários, responder e dar atenção para as pessoas que consomem o seu conteúdo. Com a combinação de dados e feedbacks do público você pode entender mais o seu canal e o que é esperado dele, decidir pautas e explorar novas possibilidades dentro do YouTube!

Como aprender mais sobre YouTube

Para quem é novo no YouTube, ou tem vontade de aprender mais, a plataforma disponibiliza uma série de dicas na ‘Escola de Criadores de Conteúdo’. Lá é possível acessar desde dicas básicas, como os primeiros passos para o seu canal, até dicas para produção de conteúdo e otimização do canal. 

O YouTube também disponibiliza gratuitamente ‘Kits de Ferramentas de Aprendizado’  onde é possível aprender como fazer uma transmissão ao vivo, entender os diferentes tipos de monetização disponíveis na plataforma e como criar uma conexão envolvente e significativa com o seu público. 

Além disso, você pode buscar outros cursos gratuitos online para criadores de conteúdo. Aqui no Criadores iD fizemos uma lista com indicações de eventos que acontecem em agosto e setembro de 2020

Espero que você tenha gostado, conta pra gente no Twitter @criadoresid quais as outras dicas que você quer ver aqui na coluna Para Inspirar!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD