As mídias sociais funcionam como uma “vitrine virtual”, ou seja, uma apresentação de quem você é. Por isso, a página deve refletir os seus gostos e personalidade. É quase como pensar “como eu gostaria que as pessoas me vissem?” e aplicar a resposta no seu perfil! Veja nossas dicas para produzir conteúdo no Instagram.

Feed

No feed do Instagram, é importante ter uma harmonia no padrão de cores, tons, filtros e edição. Além disso, quando as pessoas entram no seu perfil, elas esperam ver e interagir com conteúdos de qualidade. Isso não serve apenas para as fotos do feed, mas também para as legendas, stories, destaques e lives. Suas redes sociais também são uma forma de mostrar credibilidade e se aproximar do seu público, por isso merecem um cuidado especial.

Resolução

É muito importante que todas as fotos estejam bem nítidas e com uma resolução alta. Fotos borradas ou desfocadas causam uma impressão bastante negativa.

Luz

É interessante achar um equilíbrio nesse sentido. As fotos não devem ser muito escuras e nem muito claras. E é legal que todas elas mantenham um certo padrão de iluminação, não variando demais entre fotos super escuras e super claras. Quanto mais luz natural, mais bonita a foto. Dias de sol e luz da janela ajudam muito!

Cores

Fotos bem coloridas são mais atraentes! Mas sem exageros. Se as cores forem naturais, do próprio ambiente, muito melhor. No que se refere às cores é importante manter um padrão para o seu perfil e aplicar em todas as fotos. Elas não precisam ser iguais, mas o feed fica muito mais harmônico se você sempre editar ou produzir as fotos de forma semelhante, explorando o mesmo tipo de iluminação, saturação, contraste e filtros.

Variedade

Quem abre o seu perfil quer ver conteúdos diferentes uns dos outros. Na hora de postar algo, vale pensar se já não foi postado algo semelhante recentemente. O fator novidade é importante. Fotos com poses e enquadramentos muito parecidos não engajam e deixam o feed desinteressante. Tente explorar lugares novos. Aproveite passeios, viagens, paredes bonitas em restaurantes, praia, rua. Faça fotos em todo lugar bonito que for! Peça para alguém bater as fotos para você.

Enquadramento e ângulo

Esse ponto está bem relacionado à variedade. Se todas as fotos forem enquadradas da mesma forma e batidas do mesmo ângulo, tudo vai ficar muito igual. É legal intercalar selfies com fotos mais de longe, de diferentes distâncias e posições. Dica: ativar o recurso “Grade” na câmera do Iphone ajuda a enquadrar melhor as fotos.

Edição

A edição pode ajudar a ter um feed mais bonito e mais harmônico! Mas não vale exagerar… Ela serve para “ajudar” a foto e enaltecer seus melhores pontos, mas sem parecer editada demais.

Leia também: Dicas de aplicativos para editar fotos e vídeos

Legendas

Elas são mais importantes do que se imagina! As legendas são uma ótima forma de interagir com a audiência e incentivar o engajamento. Faça perguntas contextualizadas com a foto e com a data, conte sobre si, faça brincadeiras, use emojis. Também é legal lembrar de datas especiais para usar na legenda. E, muito importante: responder aos comentários dos seus seguidores sempre.

Horários

A hora que você faz postagens importa bastante. Não adianta, por exemplo, produzir uma foto super bonita e postá-la 1 da manhã de segunda ou 6 da manhã de domingo. Na opção “Informações” do seu Instagram, você consegue saber os melhores horários para postar.

Stories

Diferente do feed, os Stories permitem mais liberdade para postar conteúdos casuais, vídeos e fotos menos produzidas. Ainda assim, deve haver o cuidado de produzir conteúdos diferentes entre si. Nos stories, a palavra-chave é interação. Explorar todas as ferramentas (enquetes, perguntas, músicas, contagem regressiva, teste, gifs, filtros com joguinhos) que o Instagram oferece é uma ótima estratégia para manter seus seguidores engajados. Estar atenta às novidades também!

Lives

Que tal fazer mais lives para interagir com seus fãs? Vale checar os melhores horários pra fazer isso, se programar e avisar seus seguidores com antecedência.

Você tem dúvidas de como produzir conteúdos relevantes no Instagram? Manda mensagem pra gente @CriadoresiD.