Dia da Consciência Negra: seis criadores de conteúdo para começar a acompanhar

Para marcar a data, convidamos dois colegas da Dia Estúdio para indicar perfis e criadores de conteúdo que trazem reflexões e informações sobre o tema

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil. Mas você sabe por quê? A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, comunidade de escravos libertos e fugitivos situada entre os estados de Alagoas e Pernambuco no século XV, que resistiu por mais de um século, chegando a abrigar cerca de 20 mil pessoas.

Desde a década de 1970, quando o movimento negro o elegeu como símbolo da resistência e luta contra o racismo, há um trabalho de resgate da memória e da história que foi sendo apagada por diversos governos ao longo do tempo  Apesar disso, apenas em 2011 a data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro do mesmo ano.

Nestes dez anos últimos anos, as reivindicações receberam mais espaço e ganharam representatividade na figura de artistas, políticos, escritores e, claro, criadores de conteúdo. Para além da pauta sobre discriminação, as redes sociais também se tornaram palco de debates, troca de informações e reflexões a respeito do racismo estrutural que existe contra os negros e de que forma isto pode ser rompido.

A partir deste processo, convidamos dois dos nossos colegas da Dia Estúdio, a gestora de projetos no Hub de Creators Connect Jéssica Nunes e o editor de vídeos Bruno Vieira, para nos ajudarem a selecionar alguns perfis que buscam educar e conscientizar toda a população sobre o tema, trazendo ainda mais relevância para o debate. 

Perfis para acompanhar

AD Junior

Adilson dos Santos Junior, conhecido como AD Junior, é influenciador digital, especialista em Marketing Digital e fundador da empresa SuperWeb Inc. Em suas redes trata de assuntos como racismo estrutural e formas de superá-lo, além de conteúdos sobre figuras públicas marcantes na luta e questões raciais para empresas. É um dos idealizadores do projeto Trace Brazuca, canal por assinatura vinculado ao Globoplay totalmente voltado à cultura afro-brasileira com exibição de conteúdo musical, filmes, documentários sobre a ciência e a cultura negra, além de empreendedorismo.

Baby, O Cleidson

Cleidson, também conhecido como Baby, é um baiano de Salvador que compartilha conteúdos sobre beleza, autocuidado e humor nas redes sociais. Com muita criatividade, o moço aborda situações cotidianas, mostra que todos podem se amar e nunca deixa de refletir e abordar questões raciais e de gênero.

Carolina Magalhães

A ativista Carolina Magalhães é criadora de diversos projetos voltados para a saúde da mulher negra. A luta contra o câncer de mama motivou a moça a compartilhar informações e conscientizar outras pessoas sobre a importância de um acompanhamento preventivo. A  partir disso nasceram os perfis “Oncoguia” e “Se Cuida Preta, que valorizam o autocuidado em um tom educativo.

Hello Bielo

Bielo Pereira é criadora de conteúdo, apresentadora e youtuber. Gorda, preta, bigênero, transsexual, ela cria conteúdo pautado em causas importantes como racismo e gordofobia. Em seus canais, compartilha vídeos que promovem o debate sobre estas questões, além de trazer informações e conhecimento para os seguidores. Bielo também é palestrante, consultora de diversidade e militante na luta contra a discriminação da população LGBTQIA+. 

Jacy Carvalho

Jacy Carvalho atua há mais de 10 anos como hairstylist. Nas redes sociais, a moça  encontrou uma forma de compartilhar o conhecimento que adquiriu, seja através do autocuidado com os cabelos e pele ou com vídeos e reflexões sobre autoestima e beleza. O canal da moça é descrito como um local de valorização de empoderamento de pessoas negras. 

Yuri Marçal

O humorista e comediante reúne uma legião de fãs nas redes sociais. Com paródias, esquetes e interações diretas com o público, o artista aborda com leveza e muita ironia questões como racismo, discriminação e desigualdade social. Mas também tem momentos em que precisa “falar sério”.