De Férias com o Ex e a polêmica cena de sexo gay

Um dos assuntos mais comentados de julho nas redes sociais foi a exibição de uma cena íntima no reality “De Férias com o Ex”. O programa, que tem a proposta de reunir pessoas com seus ex-namorados em um cenário paradisíaco, trouxe pela primeira vez participantes homossexuais no seu casting.

Acontece que já é praticamente uma tradição exibir os momentos mais picantes entre os participantes. Mas muitos fãs do programa estranharam a ausência das cenas de sexo entre os casais gays – uma vez que não há muitas restrições para as cenas de casais heterossexuais.

Por isso, uma série de acusações de censura contra a MTV começaram a ganhar força na internet. Rolou até mesmo uma denúncia no Ministério Público de São Paulo acusando o canal de homofobia por cortar as cenas da edição.

Independente de ter sido pela pressão ou pelo próprio planejamento de edição do reality, no último dia 23 o programa finalmente exibiu a primeira cena de sexo gay do “De Férias com o Ex”. As imagens, que mostram rapidamente o encontro embaixo dos lençóis entre os participantes Matheus e Leo, foram ao ar mas acabaram decepcionando muita gente que acompanha o programa.

Mas aí já não é culpa da edição do programa, né?

Nívea aposta em trans idosa para estratégia de marketing

Quem está com uma estratégia super antenada no quesito diversidade é a Nivea. A marca decidiu fechar uma parceria com uma figura que tem ganhado bastante visibilidade nas últimas semana: Ana Carolina Apocalipse. A influencer, que transicionou com quase 60 anos, tornou-se conhecida recentemente por ter sua história viralizada nas redes sociais.

Além de ter a marca vinculada a uma personalidade do momento e com uma visibilidade considerável, Nivea soube também conciliar o aspecto social e inclusivo da campanha, mostrando que não é só no mês da diversidade que as empresas devem apoiar a causa LGBT+.

A primeira publi de Ana Carolina em parceria com a marca rendeu, até o momento, mais de 20k retuítes e mais de 170k likes no twitter.

Natura convida Thammy Miranda para campanha de dia dos pais

Outra marca que também fez um close certo em julho foi a Natura. Para divulgar sua campanha de dia dos pais, a empresa contratou Thammy Miranda, um homem trans, para colaborar com a ação.

Mesmo recebendo algumas críticas pela parte mais conservadora dos consumidores, a marca manteve um posicionamento firme com um discurso de valorização da diversidade.

São nesses momentos que percebemos o quanto uma marca realmente está engajada com a causa, não acha?

Pabllo Vittar faz parceria com Climatempo para divulgar clipe de Rajadão

A drag queen e o portal meteorológico Climatempo tiveram uma sacada muito criativa para a divulgação do mais novo clipe da cantora. Encarando o papel de “jornalista da previsão do tempo”, Pabllo aparece em um vídeo que promove tanto a marca quanto sua música em uma única ação publicitária.

Para quem não sabe, “Rajadão”, música que já havia sido divulgada anteriormente, tem no início de sua letra uma brincadeira que casa exatamente com o tema da meteorologia:

“A previsão do tempo diz que o céu fechou
Oh oh oh, o poder da vitória vai curar a dor
O temporal agora vai cair em mim
A chuva da vitória vai reinar no fim”

Muito bem bolado, né?

Depois de Bob Esponja, outros personagens saem do armário

No mês passado, a Nickelodeon tornou pública a informação de que Bob Esponja é um personagem LGBT+. Mas o que pouca gente sabe é que, nas últimas semanas, duas figuras se juntaram a ele debaixo do nosso arco-íris.

Em um post no instagram, Tony Cervone, produtor do desenho Scooby-Doo, afirmou que Velma é, de fato, lésbica.

Outro fato que não chocou tanto os fãs, mas que foi recebido com alívio pela maioria, é que o personagem Ryan (interpretado por Lucas Grabeel) em “High School Musical” é gay. A informação foi confirmada pelo diretor da trilogia, Kenny Ortega, em entrevista à Variety.

high-school-musical-ryan-evans-lucas-grabeel-boina-reproducao-youtube_fixed_big

Campanha da Gillette traz personagens LGBT+

Para divulgar a campanha #VocêEstáPronto, a marca apostou em um vídeo bastante sensível que mostra que a força do homem pode estar justamente na sua sensibilidade.

No vídeo, temos vários tipos de homens interagindo com o produto, desde pessoas com deficiência até drag queens e casais gays. E o melhor: todos esses personagens são apresentados de maneira super natural: que é o que já deveria acontecer há bastante tempo nas propagandas, não acha?

BÔNUS: Criador LGBT+ do mês

A partir de julho, todo mês a coluna Gaydar trará indicações de criadores LGBT+ para você acompanhar, apoiar a causa e dar visibilidade para o trabalho de comunicadores da nossa própria comunidade.

E, para estrear as indicações, temos a presença de Yarley, humorista cearense que viralizou com o bordão “Trava na Beleza”. Em parceria com sua irmã, a icônica Titia Rayon, os vídeos de Yarley conquistaram uma multidão de fãs que acompanham seu conteúdo pelo estilo descontraído e bem-humorado de lidar com a vida.

View this post on Instagram

TRAVAAAAA NA BELEZA

A post shared by YARLEY ARA ✨ (@yyarleyy) on

Para você ter uma noção da dimensão do crescimento do criador, no final do mês passado, Yarley alcançou 1 milhão de seguidores no instagram e esta semana já conseguiu duplicar esse número! Como diz o influencer: “BUFU, querida!”

 

Matheus FaistingMatheus Faisting

Roteirista na Dia Estúdio, é jornalista de formação e produtor audiovisual com histórico de projetos focados na comunidade LGBT+. Com passagens por TV e empresas de marketing, entende a comunicação como uma poderosa ferramenta de transformação social. Do mainstream ao alternativo, é um apreciador de narrativas que engajam e, de preferência, com um bom plot twist.

x