O Criadores iD criou uma pesquisa comportamental para entender o perfil dos criadores de conteúdo no Brasil e mapear o cenário comercial dos influenciadores digitais no país.

 

Até 31 de dezembro, a pesquisa é realizada através de um formulário online, com perguntas pessoais e profissionais. Ao final da pesquisa, o criador pode autorizar ou não o uso dos dados para incluí-lo em possíveis campanhas publicitárias e outras propostas comerciais. O formulário foi enviado por e-mail para mais de dois mil criadores de conteúdo. Para participar, você pode acessá-lo  através da plataforma Typeform.

 

Em 2017, o Criadores iD realizou esta pesquisa com o mesmo objetivo e entrevistou mais de 300 youtubers brasileiros. Com a certeza de que o cenário mudou, os resultados serão divulgados a partir de janeiro de 2020.

 

Quem são os Criadores de Conteúdo?

 

Os criadores de conteúdos conquistaram milhares de seguidores nos últimos anos e ultrapassaram barreiras. Mas qual o perfil dessa galera? Como eles preferem ser chamados? Quais as principais plataformas sociais em que atuam?

 

Segundo a pesquisa Você já ouviu falar no termo youtuber?, realizada pelo google em 2018 76% das pessoas que estão conectadas à internet no Brasil conhecem o termo youtuber. Além disso, 77% dessas pessoas acompanham pelo menos um canal. A mesma pesquisa revelou que os youtubers têm mais influência na formação de opinião que um jornalista.

 

Mas qual a diferença de um creator e um artista de televisão? Por que esses números não param de crescer? Só nos últimos 5 anos, o consumo de vídeo online no Brasil cresceu 165%, enquanto o da TV cresceu 24% no mesmo período. Ou seja, o brasileiro já consome mais vídeo online do que TV, e a tendência é só aumentar. 

 

Na mesma pesquisa, identificou-se que uma das principais diferenças apontadas entre um youtuber e alguém famoso na televisão, é que o youtuber é visto como “gente como a gente” e tem uma proximidade maior com seus seguidores. Ao contrário das personagem da TV, os youtubers constroem uma relação com os seguidores e, muitas vezes, falam da própria vida pessoal.

 

Para entender o que os criadores de conteúdo têm em comum e como eles estão produzindo conteúdo para a internet, acompanhe os resultados da pesquisa através das nossas redes sociais @CriadoresiD.