Rafael Portugal é comediante e nasceu em Realengo, no Rio de Janeiro. Ele já foi repositor de supermercado, auxiliar de escritório e até tentou abrir uma loja de roupas. Porém, foi no teatro mesmo que se encontrou. Começou a atuar aos 15 anos, após muito incentivo da mãe.

A primeira porta aberta foi a da Lona Gilberto Gil, ingressando na Cia. Atos e Atores. A vida artística de Rafael na internet começou no canal Ixi, formado por moradores do bairro Realengo. Em seguida, foi convidado para trabalhar no Parafernalha. Foi finalista do Prêmio Multishow de Humor e, na mesma época, chamado para integrar a equipe do Porta dos Fundos.

Estreou seu primeiro espetáculo teatral, Enfim, Só. Nos cinemas, faz parte do elenco de Contrato Vitalício, aguardado filme da equipe do Porta dos Fundos, lançado em 2016. Além disso, participou de um curta-metragem de Whindersson Nunes, chamado “A Placa de Rubi – A Chibatada Final” que estreou em 17 de fevereiro de 2017 no YouTube.

Inclusive, venceu o prêmio Risadaria como Melhor Ator de Comédia em 2017. Aprendeu a tocar violão sozinho e hoje já contabiliza 12 canções gravadas por diferentes artistas. Uma delas, João de Barro, que foi cantada por Leandro Léo, está no DVD de Maria Gadú.

Atualmente Rafael está no canal de televisão Comedy Central, no programa A Culpa é do Cabral  com o vocalista da banda Pedra Leticia, Fabiano Cambota, Thiago Ventura, Nando Viana e Rodrigo Marques. Em 2020, Rafael se tornou o novo integrante da equipe do Big Brother Brasil 2020. Ele apresenta o quadro CAT BBB  (Central de Atendimento ao Telespectador do BBB), em que ele vai atua como operador de atendimento ao cliente que recebe e reage de forma inusitada às sugestões, dicas, elogios e reclamações do público sobre as reviravoltas do reality.

Também está em cartaz com seu espetáculo inédito ‘Eu comigo mesmo’, em que conta um pouco das histórias mais engraçadas que aconteceram em sua vida, como por exemplo quando ele se alistou no exército e não tinha nenhuma noção do que iria acontecer lá dentro; de quando era adolescente e passava o dia na casa de praia.

Audiência

16.8M

Inscritos no YouTube

168

Seguidores no Twitter