Bruno Aiub é mais conhecido na internet como Monark, um dos grandes youtubers de games do Brasil. Ele fez o caminho oposto ao de muitos criadores de conteúdo digitais e se mudou de São Paulo para Curitiba (PR), buscando um ritmo de vida mais tranquilo. Bruno começou a fazer vídeos para o YouTube em 2009, usando o Orkut, fóruns de games e o Twitter para divulgar o canal no início da carreira na plataforma.
Com um humor ácido, o influenciador ganhou reconhecimento com as transmissões ao vivo e vídeos sobre jogos clássicos da nova geração, como MineCraft e League of Legends. Para além dos games, Bruno também compartilhava curiosidades sobre famosos e fatos inusitados.
O sucesso na internet ajudou o jovem a expandir a atuação para outras áreas. O paulistano possui outros canais no YouTube e foi um dos apresentadores do Flow Podcast, um dos programas de entrevista mais ouvidos do país
Monark foi desligado do Flow Podcast após ter sugerido a existência de um partido nazista no Brasil. Durante o bate-papo com os deputados Kim Kataguiri e Tábata Amaral no Flow Podcast, o influenciador disse que as pessoas “deveriam ter o direito de serem anti-judeu”.
A fala repercutiu muito mal na internet, uma vez que apologia ao nazismo é considerada crime no Brasil. Entidades judaicas criticaram o fato e publicaram uma nota em repúdio. Devido à pressão popular, marcas como Flash e a Federação Carioca de Futebol retiraram o patrocínio do podcast. O criador publicou no mesmo dia um vídeo no Instagram pedindo desculpas pelo ocorrido.
Após as manifestações, o YouTube proibiu Monark de monetizar os vídeos produzidos em seu canal, ou seja, o criador ficou impossibilitado de receber dinheiro em anúncios que pudessem aparecer em seus vídeos. O influenciador chegou a reclamar publicamente da decisão, dizendo que a empresa quer impedi-lo de trabalhar.
Menos de um mês depois da proibição, Monark anunciou o retorno ao trabalho em outra rede social. Pelo Twitter, ele anunciou a volta aos podcasts em um ambiente “com mais liberdade do que nunca”, ao republicar uma postagem do Rumble, plataforma canadense de compartilhamento de vídeos.
Audiência
1.3M
Seguidores no Twitter