Alexandra Gurgel

Youtuber

Criador

  • Onde mora: São Paulo
  • Nascimento: 20/02/1989
  • Signo: Peixes
  • Segmento: Vlog
Social:
8.0
6 avaliações

Canal no YouTube


Sobre

Alexandra Gurgel é uma ativista, formada em Jornalismo pela PUC – RIO e atua na área como editora de conteúdo web. Depois de dez anos atuando como editora em sites focados em pautas femininas,  ela decidiu começar o seu próprio empreendimento.

A carioca divide o seu tempo entre a carreira jornalística e de youtuber, postando dois vídeos por semana em seu canal, o Alexandrismos com mais de 400 mil inscritos, em que aborda sobre gordofobia, machismo, transtornos psicológicos causados pela sociedade, depressão e outros.

Aos nove anos de idade, ela começou a fazer uso de remédios para emagrecer e fazer visitas com frequência em endocrinologistas. Pelo peso, recebia  apelidos como, “gorda valentona” e ao receber críticas e insultos, batias nas outras crianças. Teve problemas de compulsão, anorexia, bulimia, depressão e tendências suicidas.

Após tudo isso, inclusive uma desilusão amorosa, decidiu virar freira – não seguiu adiante. Em 2012, aos 23 anos de idade, sua mãe deu a Alexandra uma lipoescultura de presente. Porém, a mudança de estética fez com que não se sentisse mais tão bem e original, por isso ela tentou suicídio.

Foi então que a criadora de conteúdo começou a procurar entender o que aconteceu – nesse meio tempo, ela engordou novamente e conheceu o feminismo. Em 2015, iniciou seu processo de autoaceitação e empoderamento.

A youtuber foi envolvida numa polêmica com Danilo Gentili em dezembro de 2017. Alexandra deu uma entrevista e foi capa de uma matéria da BBC sobre gordofobia. Gentili compartilhou a matéria no twitter duas vezes com comentários gordofóbicos.

Ela fez um vídeo em resposta à atitude do apresentador, e gerou bastante repercussão. A hashtag #GordofobiaNãoÉPiada, criada por Alexandra nesse episódio, ficou nos trending topics do Twitter no dia em que o vídeo foi ao ar. Ademais, fundou o Movimento Corpo Livre para incentivar a aceitação corporal para todos os corpos.

Em 2018, publicou o livro chamado Pare de se odiar: Porque amar o próprio corpo é um ato revolucionário. Com isso, o conteúdo produzido por ela enfatiza o amor próprio, autoestima e relacionamentos. O livro é mais uma forma de expandir a corrente de pessoas que são influenciadas por ela.

As curiosidades sobre a influencer são diversas, quando tinha dois anos de idade, deu um tapa na cara da Xuxa Meneghel. Perdeu a virgindade com 18 anos e aos 19 anos, quase se casou com um homem que conheceu no Orkut. Morou por um ano na Alemanha e já fez intercâmbio nos Estados Unidos.

Odeia filmes de terror e tem pavor de sair na chuva ou entrar no mar. Não tem carteira de motorista e chegou a fumar por 8 anos.

x