#UmElogioPorDia – Conversamos com Gabriel Bernardo sobre o movimento idealizado pela Dia Estúdio

O movimento #umelogiopordia busca incentivar um olhar mais acolhedor sobre como cada um de nós pode ser afetado pelo que circula nas redes

A chegada de setembro, mês conhecido por trazer luz para as discussões sobre saúde mental, marca a volta do movimento #UmElogioPorDia, da Dia Estúdio. O Movimento propõe uma reflexão sobre o ambiente que nós mesmos criamos na internet e como atitudes simples podem transformar esse espaço em um lugar de gentilezas. A ideia não é ignorar discursos de intolerância ou fingir que eles não existem. É fundamental tratar devidamente os casos de acordo com a lei.

O objetivo é incentivar um olhar mais acolhedor sobre como cada um de nós pode ser afetado pelo que circula nas redes e também gerar reflexões sobre como podemos contribuir com uma internet menos agressiva e mais saudável. Então, durante este mês de setembro, o assunto ganhará destaque no Instagram da Dia Estúdio para que a mensagem seja compartilhada.

E o segundo ano da campanha, que ocorre durante todo o mês de setembro, vai contar com o criador de conteúdo Gabriel Bernardo apresentando algumas reflexões e propostas de elogios. O objetivo dos vídeos é incentivar os usuários das redes a reconhecerem positivamente atitudes das pessoas que fazem parte do seu ambiente virtual e distribuir carinho na internet.

Gabriel nos contou que para a maioria dos criadores o retorno sobre seus trabalhos tem grande relevância, principalmente os comentários negativos. Ele diz ainda estar aprendendo a não absorver o hate e a negatividade, mas vê um caminho longo pela frente.

“A responsabilidade dos usuários da internet é indispensável, o impacto de um comentário é gigante! Precisamos nos convencer disso o mais rápido possível.”

O criador viajou com a equipe da Dia Estúdio até Holambra, interior de São Paulo, e gravou o material da campanha em um campo de girassóis, que são o símbolo do movimento desde o ano passado. Gabs disse se sentir cuidado e em casa, com carinho da equipe em cada detalhe do projeto e, principalmente, por conseguir enxergar um conteúdo que busca um propósito e não apenas engajamento.

Bastidores da gravação em Holambra – Divulgação Dia Estúdio

Ao ser questionado sobre o impacto da campanha nas redes, Gabs diz esperar que o movimento venha para criar o hábito de nos enxergarmos como a força uns dos outros. 

“Assim como os comentários odiosos podem ser destrutíveis, os elogios sinceros recuperam nossas força, saber que existe admiração por aquilo que colocamos todo nosso esforço e cuidado, é algo sem preço”


E aí? Para quem vai o seu elogio hoje? Vale criaodres de conteúdo, familiares, amigos… o importante é espalhar essa corrente do bem! 💛 Os elogios do Gabriel de hoje vão para @lettsousa, que contribui para o mundo com uma arte linda e visceral, @evelynfelix por dar a vida a UNИA, um trabalho super incrível e para @thelminha, que está arrasando cada vez mais no Triangulando.