Conteúdo multiplataforma e MÃO NA MASSA! Conheça os bastidores de criação de Julia e Gui do perfil Casal à Obra!

Conversamos com a dupla responsável pelo Casal à Obra sobre como nasceu a ideia e como funciona a produção de conteúdo para o canal

Tá pronta para botar a mão na massa gastando pouco??? Porque com eles é assim! A Julia Forti e o Guilherme Honorato do perfil Casal à Obra já acumulam mais de 110 mil inscritos no Youtube com dicas e ideias de decoração que cabem no nosso bolso. Se virando com DIYs e gastando pouco, o casal vem mostrando que é possível transformar a casa mesmo sem muita grana. E se eles conseguem, a gente pode também! 🤩

Julia e Gui se conheceram ainda na adolescência, ela tinha 13 anos e ele 16, na cidade de Iracemápolis, interior de São Paulo. Eles namoraram um tempinho escondido 😉 até os pais dela aceitarem o relacionamento. Seis anos depois, os dois noivaram e em 2017 eles casaram. 💕

Logo após o casamento, os dois foram morar na cidade de São Paulo, pois Julia já trabalhava com internet. Desde seus 16 anos a criadora já tinha um canal de dicas de beleza e vlogs com mais de 1 milhão de inscritos no Youtube. A ideia de ir para a capital paulista foi em busca de melhores oportunidades de trabalho, mas eles se surpreenderam ao ver que elas não mudaram muito.

“Morar em São Paulo no primeiro ano de casado foi muito massa porque a gente amadureceu bastante, mas entendemos que a gente gosta de estar no interior, da vida mais tranquila e de sossego.”  

Depois de um ano em São Paulo, o casal voltou para o interior, é aí que o Casal à Obra surgiu. Os dois foram para a casa que estão atualmente e na época eles estavam bem sem grana, recomeçando, mudando de cidade. Com isso, Julia e Gui resolveram criar as coisas, pois a casa estava vazia, apenas com os acabamentos. Começaram fazendo tudo de decoração que podiam, compartilhando as transformações no canal da Julia.

O surgimento do Casal à Obra

“O Casal à Obra surgiu como um quadro no meu canal, que a gente compartilhava as coisas que a gente fazia gastando pouco, transformando a nossa casa, e a galera amou. Amou tanto que virou uma marca à parte, então hoje a gente desenvolve conteúdo só para o Casal à Obra, tem um canal só para isso e um Instagram também. Porque a gente criou um público muito nichado com grande interesse em decoração, transformação e DIY. Então resolvemos ir de cabeça!”

Guilherme aprendeu muitas coisas de construção quando trabalhou com seu pai, que é pedreiro. Fez curso de eletricista, o que facilitou muito para que os dois colocassem a mão na massa, porque ele tinha a experiência e eles precisavam economizar. Já a Julia sempre gostou muito de decoração, consumia esse tipo de conteúdo no Pinterest e sempre teve a visão mais aguçada. Assim, ela dava as ideias e ele executava.

“A gente começou a ver o interesse do público e das marcas, e quanto o Casal à Obra é super engajado. Apesar do nosso tamanho, não somos criadores gigantescos, temos quase 70 mil seguidores no Instagram e no Youtube, passamos dos 100 mil em um canal novo ainda, e mesmo tendo poucos números, temos um engajamento muito grande. E o interesse das marcas foi o que nos assustou de uma maneira muito boa, já trabalhamos com Mercado Livre, Leroy Merlin, Casa do Construtor…”

Criação de conteúdo em conjunto 💚

A criação de conteúdo do canal é feita em conjunto. A parte de ideia e organização dos conteúdos fica mais com a Julia, pois ela já trabalhava com isso e tem um pouco mais de experiência, mas ela nos contou que o Gui está sempre participando desse processo, trazendo ideias também. As pautas são feitas em conjunto, e eles se ajudam nos insights e nas decisões sobre o que realmente vai ser feito e quais materiais serão usados. Gui acaba ficando com a responsabilidade da mão na massa e na decisão sobre equipamentos e materiais necessários.

“A gente faz tudo junto, mas eu sinto que aquilo que o Gui sabe fazer melhor ele acaba fazendo mais sozinho, pegando a tarefa pra ele, e o que eu sei fazer melhor eu pego a tarefa pra mim. Mas acaba que a gente trabalha junto, conseguimos compartilhar várias ideias.”

@casalaobradiy

REFORMA DA LAVANDERIA! Vídeo completo no canal: Casal à Obra por Julia e Gui #lavanderia #IdeiasIncriveis #foipapum #decoration #laundry #decoração

♬ LARISSA – Pedro Sampaio & Luan Otten

O casal nos contou que sempre tenta produzir um conteúdo que consiga ser usado em diversas plataformas. Eles pensam em um assunto principal, que vai para o Youtube, e depois em como ele pode virar um conteúdo secundário para outras redes como Instagram e Tiktok. Eles estão pensando em criar um Twitter para o Casal à Obra, porém o estilo de produção é um pouco diferente, e ainda estão estudando a linguagem da rede antes de se jogar nela.

Conteúdo multiplataforma 💡

Antes de criar o tópico para o Youtube, o casal faz o roteiro para tudo, as filmagens são feitas pensando no tipo de conteúdo que querem fazer, evitando reaproveitar takes e realmente entendendo o que vai se encaixar melhor em cada plataforma.

“A gente sempre analisa todas as plataformas. O Youtube é sempre o vídeo mais explicativo, é uma plataforma de pesquisa, então os vídeos demandam mais cuidado, roteiro e como fazer. E o Instagram a gente consegue levar pra um Reels de um jeito mais rápido. Então nós tentamos sempre otimizar esse mesmo conteúdo para todas as plataformas de um jeito que funcione na linguagem dela.”

Julia e Gui ficam admirados ao ver que a resposta de cada plataforma é diferente, e como a comunidade se envolve de maneira distinta. Os inscritos no canal do Youtube querem assistir aos vídeos de um jeito que é totalmente diferente daqueles que veem os Reels no Instagram. 

“Isso é muito legal e trouxe uma dinâmica muito grande na hora de produzir os conteúdos, principalmente no Reels, porque temos um alcance muito incrível, então a gente tenta sempre trazer novidades, entender as trends e o que a galera está curtindo ver para não ficar cansativo.”

E para a nossa felicidade tem novidade vindo por ai!!! 🥳🥳🥳  A ideia é trazer o programa “Casal à Obra na rua” de volta ao canal, porém à distância por conta da pandemia. Nesse novo modelo, em vez do casal colocar a mão na massa, eles vão passar as ideias para os convidados, e são eles que vão fazer o trabalho com a assessoria da Julia e do Gui, que vão acompanhar e dar dicas.

A ideia deles é profissionalizar cada vez mais o Casal à Obra, ter mais frequência nos conteúdos para crescer de uma maneira que possam fazer projetos cada vez maiores, visando até uma série de decoração e transformação em alguma plataforma, por ser o conteúdo que eles querem focar cada vez mais!

AAAAAAAA! Já estamos com altas expectativas! 🤩 Estamos de olho e acompanhando cada passo desse casal fofo demais. Eu não sei vocês, mas já fiquei com vontade de reformar meu quarto 😋😋.