Três canais de marca que arrasam na produção de conteúdo para o YouTube

Na coluna Pra Inspirar desta semana, reuni três cases de canais de marca que foram além dos merchans tradicionais e desenvolveram conteúdos exclusivos para o YouTube, conquistando milhões de seguidores na plataforma. Guaraná Antártica, Netflix e Magalu: você vai entender mais sobre a estratégia do canal de cada uma dessas marcas, de diferentes segmentos, e o que eles têm em comum! 

1 – Coisa Nossa – Guaraná Antártica 

O canal Coisa Nossa, do Guaraná Antártica, foi criado em maio de 2019 e já acumula mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. A proposta é mostrar para o mundo que ninguém supera o jeitinho brasileiro, explorar os memes do momento e aplicar o “raio brasilizante” pra ver como as coisas gringas ficariam do nosso jeito.

A grande aposta do Coisa Nossa é no humor e num time de criadores de conteúdo que agregam aos vídeos com as suas personalidade únicas, enquanto são dirigidos pelo diretor Robertinho. LubaTV , Igor Guimarães, Matheus Canella , Abelha, Felps, Diogo Defante, Orochinho, Gaveta e Doarda são alguns dos youtubers que já participaram do canal. 

Sempre ligados nas tendências e no que está em alta, recentemente eles incorporam a musa do TikTok Laura Seraphim ao time de YouTubers, promovendo, inclusive, uma collab impagável com a madrinha Samira Close: 

Recentemente eles lançaram uma petição  para que o “Sr. Guaraná” crie uma lata de refrigerante com o rosto do Matheus Canella estampado. O humorista anunciou nesta semana que a lata realmente será produzida. Ou seja, em breve teremos em todos os mercadinhos um produto com a embalagem remetendo a esse canal do YouTube. 

2 – Netflix Brasil 

O canal da Netflix Brasil já existe desde 2014 e conta com mais de sete milhões de inscritos! No início, o foco do canal era a publicação de trailers de filmes e séries e outros materiais de divulgação, como eventuais entrevistas com o elenco das produções, bastidores e erros de gravações. 

Mas foi de um ano pra cá que Netflix passou a apostar cada vez mais em conteúdos nativos do YouTube para se comunicar com o público, como o desafio do Stop com o elenco de séries, o quadro Renova ou Cancela e as listas como “9 cenas que marcaram a história do cinema”  ou “5 minutos das mulheres mais badass”

Em dezembro de 2019, inclusive, a Netflix Brasil realizou uma live durante toda a madrugada que antecedeu a estreia da série The Witcher, o Corujão teve como hosts os youtubers Azaghal e Alexandre Ottoni, do Jovem Nerd, Cellbit, Carol Moreira, Bruno Bock e Rolandinho, do Pipocando, e como convidados Foquinha, Luba, Mikannn e Damiani.

Em 2020, passaram a lançar novos quadros como o Minha Lista Netflix, onde personalidades, atores, cantores e influenciadores digitais listam as séries que mais gostam:


No último mês, o canal lançou dois novos quadros com foco em criadores de conteúdo: Netflix na Cozinha, onde convidados reproduzem pratos que aparecem em filmes e séries, na estreia, Mohamad Hindi preparou a Panna Cotta do filme O Poço; e RA-TU-DUM, um quadro mensal, apresentado pela Foquinha, pra falar sobre os aniversariantes do mês. 

Agora vamos ficar de olho, parece que a Dona Netflix Brasil está apostando cada vez mais em conteúdos exclusivos para o seu canal no YouTube! 

3 – Canal da Lu – Magalu

No canal do Magalu  a aposta também é no criador de conteúdo, mas de um jeitinho bem peculiar. Quem comanda o YouTube da marca é a Lu, a “Influenciadora Virtual 3D, Especialista Digital #Magalu e Criadora  de Conteúdo” – isso tudo de acordo com a sua bio no Instagram: 

A Lu também está presente ativamente no Instagram e no TikTok, onde recentemente mostrou seu corpo inteiro pela primeira vez ao realizar um clássico viral de transição e troca de roupa: 

@magaluCurtiram a minha ##TrocaDeLook? Todos os looks que eu usei ##TemNoMagalu♬ som original – magalu

No Youtube, a Lu tem mais de dois milhões de inscritos e aposta em reviews de produtos que vendem na loja como celulares e vídeo games, dá dicas sobre tecnologia, como “Telas de Smathphones: tem diferença?” ou “QR Code: o que é e como funciona” e faz análises sobre jogos, como no caso da explicação do game Fall Guys: 

 

Repararam nas plaquinhas do YouTube no cenário da Lu? Eles pensam em tudo mesmo! 

Esses cases nos fazem perceber como cada uma das empresas desenvolveu suas estratégias  de presença no YouTube de formas diferentes, temos humor no Coisa Nossa, Listas e Conteúdo Exclusivo na Netflix e a aposta na tecnologia com o Magalu. Mas todos os três focaram em personalidades e criadores de conteúdo que representem a marca. 

Simone Feldmann

Simone Feldmann

Coordenadora de Conteúdo na Dia Estúdio, jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduanda em Gestão de Projetos, Marketing e Branding. Entusiasta da cultura nerd, espectadora de séries e filmes de todos os gêneros e louca por gatos.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD

x