Você sabia que no dia 23 de Setembro é comemorado o Dia da Celebração Bissexual? Muitas vezes invisibilizados tanto dentro quanto fora da comunidade LGBT+, essa população também merece atenção e conta com uma quantidade bem representativa de criadores de conteúdo espalhadas pela internet.
E é bem possível que você conheça algum deles e nem saiba que a pessoa fazia parte do guarda-chuva bi hein…
Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 criadores bissexuais para você conhecer e começar a acompanhar a partir de agora. Vamos conferir?
Klébio Damas
Klébio já é bastante conhecido no YouTube, com mais de um milhão de inscritos. No canal ele compartilha suas opiniões sobre filmes, séries e livros – mas também mostra um pouco da sua rotina vivendo com seu namorado. Figurinha carimbada em campanhas da comunidade LGBT+, o criador também é uma voz da comunidade bissexual bem ativa nas redes sociais.
Magô Tonhon
Mestra em filosofia, Magô é uma mulher trans que se identifica também como bissexual. Conversa sobre temas super importantes para a comunidade em seu perfil no Instagram e ajuda a desmistificar preconceitos que normalmente confundem orientação sexual com identidade de gênero.
Ver essa foto no Instagram
Joicy Eleiny
A cabeça por trás do canal TIPO4, Joicy é uma mulher negra e bissexual que aborda uma variedade de assuntos tanto no YouTube como na sua página no Instagram. Se você procura por conteúdos relacionados à empoderamento negro, beleza e moda, é muito provável que você goste do que a criadora anda postando por aí!
Ver essa foto no Instagram
Haruyuki
Compartilhando um pouquinho do seu cotidiano no Japão, o criador conquistou um público engajado tanto no Instagram como no seu canal no YouTube. Além de ser streamer na twitch, Haruyuki também mostra no YT desde suas comprinhas em lojas alternativas de Tóquio até o resultado de uma mudança radical no visual.
Igor Afirma
Um ativista assumido da comunidade bissexual, Igor tem vídeos bastante esclarecedores sobre o assunto. Abaixo, por exemplo, o criador explica de maneira bem didática uma dúvida ainda bastante presente tanto dentro quanto fora da comunidade LGBT+: afinal, qual é a diferença entre bissexual e pansexual?
Preta Araujo
Mulher, negra e bissexual, Preta tem seu canal no YouTube mas também é bastante ativa no Instagram. Com bastante bom-humor, a criadora faz críticas ácidas de um jeitinho bem particular. Uma de suas últimas postagens, inclusive, brinca justamente com frases ofensivas que pessoas bissexuais ouvem rotineiramente.
Ver essa foto no Instagram
Luca Scarpelli (transdiario)
Você provavelmente conhece o Luca por conta de seu canal no YouTube chamado Transdiário, onde ele compartilha suas visões e experiências enquanto homem trans. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele também se identifica como bissexual. Inclusive, recentemente ele assumiu seu relacionamento com a criadora também bissexual Ellora. Casalzão, né?
Luana Lumertz
Sexualidade sem tabu: é isso que você vai encontrar quando buscar o nome “Luana Lumertz” no YouTube. Educadora Sexual e Expert em Produtos Eróticos, a criadora aborda uma série de conteúdos em seu canal, mas é bastante conhecida por falar sobre produtos eróticos e sex shop. Bacana, né? Neste vídeo ela também explica um pouquinho sobre sua vivência e percepção sobre a bissexualidade.
Larissa Vaiano
Com um canal no YouTube focado em consumo consciente e sustentabilidade, Larissa também compartilha sua rotina e vivências com sua namorada. O interessante é que a criadora se descobriu bissexual depois dos 30 anos de idade e é extamente essa história que ela conta neste vídeo aqui:
Luiza Junqueira
Comandando o canal Tá Querida, com mais de 600 mil inscritos, Luíza Junqueira aborda bastante o assunto da auto aceitação tanto no YouTube quanto no Instagram. Body positivity, feminismo e militância LGBT+ (especialmente bissexual): você encontra facilmente qualquer um desses temas abordados em seus vídeos semanais.
Seria impossível listarmos todos os criadores bissexuais nesta lista, né? Mas por que então você não aproveita e conta para a gente nos comentários deste texto qual é seu criador bissexual favorito?
BÔNUS: Estreia de reality LGBT+ em Setembro!
Neste mês também tivemos a estreia do reality “Um crush no Paraíso”, comandado pelos influencers Rico Melquiades e Ney Lima. O programa, cujo acesso é liberado por assinatura do serviço de streaming Viuzz, tem como objetivo encontrar um pretendente para cada um dos criadores. O reality promete muitas polêmicas e foi gravado em um lugar paradisíaco mesmo, em São Miguel dos Milagres, Alagoas.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD

Roteirista na Dia Estúdio, é jornalista de formação e produtor audiovisual com histórico de projetos focados na comunidade LGBT+. Com passagens por TV e empresas de marketing, entende a comunicação como uma poderosa ferramenta de transformação social. Do mainstream ao alternativo, é um apreciador de narrativas que engajam e, de preferência, com um bom plot twist.