Depois de muito tempo sendo considerado um tema tabu, o suicídio finalmente se tornou pauta entre youtubers e influenciadores digitais.  Por meio de campanhas como Setembro Amarelo, a importância de falar sobre o assunto foi reconhecida e transformada em vídeos de prevenção e apoio.

Uma das primeiras youtubers a se manifestar abertamente foi Kéfera, que em seu vídeo intitulado apenas SETEMBRO AMARELO,  confessou ter medo de falar a respeito disso.

“Até então eu não tinha falado sobre suicídio porque é muito delicado. Tenho medo de que tocar muito no assunto seja um gatilho”.

Ultrapassado este medo, Kéfera gravou seu primeiro vídeo sem nenhuma maquiagem: uma reflexão de 25 minutos sobre autoestima, amor próprio, depressão, ansiedade e outras temas importantes.

Veja:

 

Outro youtuber que se mostrou bastante engajado foi PC Siqueira. Em parceria com profissionais do Instituto Vita Alere, o influenciador resolveu falar sobre suicídio numa série de vídeos que serão publicados na página #EuEstou (no Facebook) e no ig @EuEstou no Instagram. Os vídeos tiveram a supervisão de psicólogos e são parte do projeto Eu Estou, que busca dar suporte e oferecer apoio a quem precisa.

 

 

Ellora Haonne também escolheu se manifestar, convidando sua própria psicóloga para um vídeo especial e esclarecedor sobre suicídio e depressão.

 

 

Dora Figueiredo optou por produzir um vídeo bem informativo com a intenção de ajudar as pessoas a identificar depressão nos outros ou em si mesmos.

 

 

 

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio, que no Brasil tem como principal incentivador o Centro de Valorização da Vida (CVV).  O órgão realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Todas as informações sobre o atendimento você consegue ligando para o número 188.