A gente ama a internet, né?! Hoje em dia, graças aos smartphones, quase todo mundo é praticamente viciado em redes sociais. Através deles é possível ficar sempre conectado e saber tudo o que acontece no mundo em tempo real. Mas já pensou ficar 24 horas sem internet? Ou, pior, alguns dias sem conexão alguma?!

Os youtubers Nátaly Neri e o Tavião passaram por essa experiência e compartilharam tudo em seus canais. Eles mostraram as dificuldades que tiveram, como passaram o tempo sem Twitter, Instagram e Netflix, além das reflexões sobre o impacto da internet em suas vidas.

Uma das coisas que os dois sentiram é que sem os aplicativos do dia a dia teriam que voltar a fazer coisas que há muito tempo não faziam. Como chegar em algum lugar sem o Google Maps ou Uber? Como pedir aquele almoço quando se tem preguiça de cozinhar? Como se manter informado sem rádio ou TV em casa? E como falar com os amigos?

As respostas a gente já sabe e são até simples, mas com as facilidades que a internet nos proporciona não somos mais acostumados a lembrar os horários de ônibus, comprar jornais na banca ou até mesmo fazer ligações.

A Nátaly Neri ficou sete dias (isso mesmo, uma semana!) desconectada. Ela aproveitou suas férias da faculdade para fazer o experimento, mas nem assim foi fácil. Isso porque ela vários compromissos profissionais.

Resolvidas estas questões, ainda havia uma dificuldade em comum: encontrar passatempos.

A Nátaly Neri e o Tavião que dar um jeito nisso e perceberam que ir ao cinema e discutir sobre o filme após a sessão, em vez de pesquisar críticas no Google, também é legal; ou que o tempo que gastam olhando fotos aleatórias no feed pode ser utilizado para uma boa leitura, ou um rolê com amigos.

A Natály Neri aproveitou para rever seus familiares e amigos. Ela contou que fez tanta coisa que começou a se questionar se realmente é uma pessoa procrastinadora ou se a internet a deixa assim. E em um dos últimos dias até conseguiu esquecer o celular no táxi! Imagina só o quão desapegada ela conseguiu ficar.

Já o Tavião resolveu pegar um livro para ler e em 40 minutos disse que já estava com dificuldades para se concentrar. Contou que diversas vezes sentiu vontade de parar e pesquisar na internet sobre algo que estava lendo. Mas ele também se inspirou e até começou a escrever um livro – o que há tempos estava tentando.

Depois de dias, os dois perceberam que, como tudo na vida, estar conectado também exige equilíbrio. A experiência não irá fazer Nátaly Neri e o Tavião saírem da internet, até porque, como muita gente hoje em dia, eles trabalham com isso. Mas ficar fora do mundo virtual por um tempo os fez refletir sobre como a utilizam e quais seus impactos no mundo real.

Ressignificar as relações com a internet é a principal mensagem que eles deixaram e meta que tentarão cumprir. Afinal, temos que utilizar todos os benefícios que a web nos proporciona, ao mesmo tempo que valorizamos nossas relações e vivências pessoais.