O YouTube está testando um novo sistema para geração automática de miniaturas de vídeos. O experimento visa monitorar a eficiência das thumbnails e entender como funciona o recurso. Porém, parece que os criadores de conteúdo não curtiram muito a ideia, uma vez que as miniaturas são parte importante para a repercussão dos vídeos.

:: Leia mais: YouTube lança novidades para criadores de conteúdo durante a Vidcon 2018 ::

 

Como é o experimento do YouTube com miniaturas geradas automaticamente

Em um comunicado oficial, o YouTube informou que o experimento será aplicado a 0,3% dos usuários do site o que representa cerca de cinco milhões de pessoas.

Em vez de miniaturas de vídeo criadas pelos youtubers, essa galera vai ver thumbnails geradas de maneira automática pelo sistema de Inteligência Artificial do YouTube. Compare as imagens de vídeos com miniatura personalizada e com miniaturas geradas automaticamente.

Esse não é o fim das miniaturas personalizadas no YouTube. Ainda vai ser possível que youtubers criem suas próprias thumbnails. A ideia do experimento é que o YouTube possa monitorara eficiência das miniaturas geradas automaticamente e entender como melhorar o recurso para os criadores que o utilizam.

 

O que os criadores de conteúdo acharam

Mesmo que os criadores de conteúdo acompanhem de perto as notícias do YouTube, e a plataforma tenha anunciado os testes em seu Fórum de Ajuda, parece que as mudanças surgiram de forma inesperada.

A notícia sobre o experimento se espalhou após um tweet do criador de conteúdo Rayo Alarcón Gareca questionando o YouTube sobre as alterações nas miniaturas dos vídeos. Em resposta, a plataforma informou a novidade:

 

Isso gerou discussões entre criadores de conteúdo do mundo todo. De maneira geral, o que mais preocupou os youtubers é que o teste não foi comunicado de maneira adequada e antecipadamente.


Entre os argumentos dos youtubers, está a importância das miniaturas personalizadas no processo de engajamento dos vídeos. Isso porque elas atraem a atenção do público antes mesmo de dar o play, permitem criar um estilo para o canal e sugerir alguma informação diferente do título.

Por enquanto, o YouTube não divulgou um cronograma para a realização do experimento, apenas informou que será aplicado durante algumas semanas.