Por que o YouTube não notifica mais os vídeos?

Os criadores de conteúdo vêm se sentindo prejudicados.. Principalmente porque que o YouTube não notifica mais os vídeos novos. Entenda o motivo!
notificação youtube

Faz alguns meses que os criadores de conteúdo vêm se sentindo prejudicados pela plataforma YouTube. Não é difícil encontrar vídeos e tweets dos criadores reclamando da diminuição de visualizações, perda de inscritos e diversos bugs como o sumiço de views e comentários. O site ainda não fez um pronunciamento oficial sobre o caso, mas alguns youtubers conseguiram respostas dos representantes da plataforma de vídeos.

Um deles foi o Luba. Após um vídeo mostrando a queda de audiência de seu canal, o catarinense foi em busca de informações sobre as possíveis soluções para os problemas que rondam não somente seu canal, mas uma grande parte dos criadores de conteúdo. E estas foram algumas das respostas dadas via e-mail:

Para o problema de notificações
Um dos conselhos dos representantes do YouTube é conferir as configurações de notificações. Mesmo que um usuário clique para receber avisos de vídeos pode haver um silenciamento se o smartphone estiver configurado dentro do próprio aplicativo para não receber a notificação.

luba-notificações

A justificativa do YouTube Brasil para não entregar avisos de vídeos para todos os inscritos que solicitaram é que isso faria o celular sobrecarregar de notificações, já que muitas pessoas são inscritas em uma grande quantidade de canais. Uma das soluções encontradas por Luba, para garantir que os fãs recebam notificações de vídeos foi a criação de uma conta no Twitter apenas para avisar quando um vídeo novo for lançado. A ideia já está sendo aderida por outros criadores de conteúdo.

 

Para o problema de desinscrição automática
Outro ponto que vem incomodando os usuários é que muitas vezes suas contas estão se desinscrevendo automaticamente de canais. Para esse problema, não houve pronunciamento do YouTube.

 

Queda de visualizações
De um tempo para cá, independente do número de inscritos que um canal possui, vários criadores notaram uma queda drástica em visualizações. Um dos motivos para isso foi a diminuição de entrega de avisos aos inscritos.

Para isso, muitos criadores viram como alternativa o clickbait, que são títulos e imagens de destaque chamativos, muitas vezes tendenciosos e mentirosos. Desta forma os usuários se sentiram instigados a clicar nos vídeos que tinham títulos como “Olha no que deu” ou “Você não vai acreditar no que fiz”. Porém, quando os inscritos percebiam que não era nada do que se esperava, acabavam fechando o vídeo, o que interfere no tempo de exibição de um canal.

Atualmente o YouTube prioriza vídeos e canais que incentivam os usuários a permanecerem na plataforma. Para deixar claro aos criadores sobre a importância de se fazer um conteúdo condizente com o título, o YouTube está buscando deixar vídeos com clickbait e alta taxa de rejeição fora da lista de recomendados e na aba “Em Alta”. O objetivo é que o conteúdo entregue pelos youtubers tenha mais credibilidade e,assim o site possa voltar a ser um ambiente mais saudável.

 

Contrapartidas
Felipe Neto foi um dos primeiros youtubers brasileiros a abordar o assunto de bugs e estatísticas na plataforma. O youtuber fez um vídeo resposta para Luba falando sobre as possíveis falhas ao que os representantes do YouTube justificaram em relação à falta de entrega de notificações.

Para o comunicador, assim como todas as outras redes sociais entregam notificações independente de quantas pessoas você siga ou tenha adicionado, não existe motivos para que o YouTube fique limitando e escolhendo quais vídeos um inscrito será avisado. Por exemplo: se uma pessoa se inscreve em 100 canais e ativar as notificações dos 100, significa que aquela pessoa quer saber quando todos estes canais postam conteúdo.

Outro ponto é o fato do YouTube enviar notificações de canais que não foi solicitado o aviso, o que em tese comprova que a plataforma está influenciando quais canais quer que o usuário assista.

A discussão está longe de terminar. Seguimos aguardando os próximos capítulos.