O AV1, uma nova tecnologia para streaming, deve ser lançado em breve e deve deixar o carregamento de vídeos em plataformas como YouTube, Netflix e Amazon Prime até 40% mais rápido. Outro benefício é a redução no consumo de dados.

:: Live no YouTube ficou mais fácil: Não é mais preciso de software para transmissão ::

Mas espera aí… Vídeos mais rápidos e menos consumo de dados? Como isso é possível?

Simples: o padrão AV1 deixa os vídeos mais leves sem que haja tanta perda de qualidade. Isso quer dizer que você poderá assistir seus vídeos e séries favoritos em alta resolução sem precisar aumentar a velocidade da conexão.

A tecnologia já teve sua fase de testes finalizada e pode ser suportada por navegadores web. Em breve haverá suporte para fazer com que a novidade seja compatível com praticamente todos os smartphones lançados a partir de 2020.

A necessidade deste novo padrão se dá por conta da qualidade de vídeos 4K, que devem se popularizar nos próximos anos. Além disso, uma pesquisa da empresa de tecnologia Cisco aponta que 82% do tráfego na internet será em vídeo até 2021.

Com o AV1 será possível realizar streaming de alta qualidade até mesmo em conexões de baixa velocidade, ainda muito comuns no Brasil. Isso vai fazer com que você tenha maior aproveitamento dos serviços do YouTube e Netflix até mesmo no seu celular.

Por trás da novidade, está a Alliance for Open Media, desenvolvedora do padrão AV1. Grandes nomes como Netflix, Google, Microsoft, Amazon, Apple e Facebook apoiam o projeto e devem ser as primeiras a adotarem o padrão.