O Google anunciou nesta quarta-feira (16/05) o lançamento oficial do seu novo serviço de streaming, o YouTube Music, que  deve se tornar concorrente do Spotify. O aplicativo estará disponível de forma gratuita e por assinatura e terá suporte para músicas e vídeos.

:: Leia mais: Instagram e Google apostam em ferramentas que monitoram o tempo gasto em redes sociais ::

Mesmo com o Spotify e outros serviços de streaming no mercado, mais de um bilhão de pessoas consomem música no YouTube mensalmente.

Pensando nisso, a plataforma resolveu aproveitar seus recursos e desenvolveu um serviço de streaming “com a magia do YouTube” para tornar a experiência com a música ainda melhor.

 

Recursos exclusivos

O aplicativo do YouTube Music virá com recursos totalmente voltados para a experiência da música e um diferencial dos outros streamings: suporte para vídeos.

Um dos recursos do aplicativo irá oferecer recomendações baseadas no histórico do usuário, lugares em que ele se encontra e o que ele está fazendo.

Por exemplo, se você estiver no aeroporto, o YouTube Music irá recomendar algo relaxante antes do voo. Mas se você estiver na academia, irá sugerir algo mais animado e alto-astral.

E a ferramenta de busca do YouTube Music vai poder te ajudar mesmo se você não souber exatamente o que procura.

Você poderá descrever o que deseja ouvir, escrevendo, por exemplo: aquela música hipster com o assovio. Ou ou digitar um trecho da letra, como I make money moves.

 

Música para todos os gostos

O YouTube Music promete oferecer em seu catálogo milhares de músicas, álbuns, remixes e covers, além de playlists dos artistas. Somado a isso, estarão disponíveis todos os vídeos de música do YouTube.

 

Versão Premium

O YouTube Music virá em duas versões: a simples (gratuita e com anúncios) e a Premium (paga, sem anúncios e com recursos exclusivos).

Com a versão paga, o aplicativo poderá ser executado em segundo plano e será possível fazer o download das músicas.

A verão Music Premium custará US$9,99 por mês e os assinantes do Google Play Music terão acesso como parte da assinatura.

O lançamento oficial do YouTube Music será no dia 22 de maio nos EUA, Austrália, Nova Zelândia, México e Coréia do Sul. Nas próximas semanas chegará em outros países, como Reino Unido, Canadá e França.

Ainda não há previsão de lançamento para o Brasil, mas você pode cadastrar o seu e-mail neste site para ser notificado sobre quando estiver disponível.