YouTube muda diretriz e corta publicidade em diversos vídeos! Confira as novas regras!

A rede de compartilhamento de vídeos divulgou quais são as novas regras para monetizar ou não um conteúdo e isso poderá gerar uma crise entre os youtubers.
youtube monetização

A polêmica sobre a monetização de vídeos não é nova, mas o que antes não passavam de suposições, finalmente foi explicado pelo YouTube. A rede de compartilhamento de vídeos divulgou quais são as novas regras para monetizar ou não um conteúdo e isso poderá gerar uma crise entre os youtubers que se enquadram nas categorias que não irão mais receber Adsense.

Após lidarem com uma crise com os anunciantes, o Google divulgou que o YouTube agora conta com novas diretrizes que visam impedir que os produtores de conteúdo ganhem dinheiro ao produzir vídeos de ódio e discriminação. A decisão, que busca acalmar os anunciantes, desestimula a produção de conteúdo odiosos e humilhantes e impede a criação de conteúdos satíricos derivados de personagens infantis.

Confira as regras adicionais do YouTube:

Conteúdo hediondo: Conteúdo que promove discriminação, despreza ou humilha um indivíduo ou grupo de pessoas com base na raça, etnia ou origem étnica, nacionalidade, religião, deficiência, idade, status, orientação sexual, identidade de gênero, etnia ou origem étnica ou outra característica associada a discriminação sistemática ou marginalização.

Uso inapropriado de personagens de entretenimento familiar: Conteúdo que descreve personagens de entretenimento familiar envolvidos em comportamentos violentos, sexuais, vil ou de outra forma inadequada, mesmo que sejam feitos para comédia ou sátira.

Conteúdo humilhante: Conteúdo que é incrivelmente incendiário, inflamatório ou degradante. Por exemplo, conteúdo de vídeo que usa linguagem gratuita e desrespeitosa que envergonha ou insulta um indivíduo ou grupo.

Incentivo ao uso de substâncias ilícitas: Vídeos que contenham o uso de bebidas alcoólicas poderão perder a monetização por incentivar e expôr o público infantil.

Os canais que usam esse tipo de conteúdo para ganhar visualizações tem algumas escolhas a fazerem: a primeira é não produzir mais vídeos que vão contra as diretrizes da plataforma, a segunda é continuar com os vídeos, porém, mesclar com conteúdo “friendly friend” para continuar recebendo Adsense.

:: Leia Também: Pesquisa aponta que youtubers têm dificuldade em orçar publicidade e saem em desvantagem nas campanhas ::

Os vídeo que se enquadram fora das novas normas não serão excluídos, apenas não vão ter propagandas veiculadas especificamente onde o conteúdo fora do padrão é exibido. Porém, quando um canal começa a perder a monetização em muitos vídeos, ele acaba sendo visto pela plataforma como um canal ruim para ganhar publicidade, diminuindo as chances de ter propagandas em outros vídeos.

Basta agora esperar para vermos os resultados a longo prazo e ver se realmente haverá uma mudança na criação de conteúdo ou não.