Um levantamento realizado pela HubSpot, uma plataforma sobre marketing digital, apontou que o YouTube e o Instagram são as principais plataformas utilizadas em campanhas digitais. A pesquisa foi realizada com seis mil pessoas que trabalham na área em toda a América Latina entre fevereiro e março de 2018.

:: Leia mais:: Tudo sobre o IGTV. Os vídeos longos do Instagram vão competir com o YouTube? ::

O YouTube recebe investimentos de 55% de anunciantes. É a plataforma mais utilizada para o marketing digital. Em segundo lugar aparece o Instagram, utilizado por 53% dos anunciantes. As plataformas que aparecem em seguida são o Facebook, com 50%, e o LinkedIn, com 43%.

Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot, falou ao site Meio & Mensagem que “as pessoas continuam como as principais fontes confiáveis de informação, o que quer dizer que as recomendações positivas de clientes influenciam na tomada de decisão de compra”.

Um fato que ilustra a opinião de Rodrigo Souto são os resultados da pesquisa do Instituto QualiBest, que apontou os influenciadores digitais como a segunda fonte de informação para compras de produtos.

Eles foram citados por 49% dos entrevistados como fontes para tomada de decisão em compras, ficando apenas atrás de parentes e amigos, citados por 57%.

 

Os canais tradicionais continuam importantes para o marketing. Segundo Rodrigo Souto, 63% das equipes de vendas da América Latina ainda dependem de contatos por e-mail ou telefone.

Mesmo assim, a região é que mais utiliza aplicativos de mensagens para se comunicar durante o processo de vendas. O WhatsApp, por exemplo, é utilizado por 51% dos entrevistados.

O levantamento ainda revelou as prioridades das equipes de marketing da América Latina, que incluem converter leads em clientes e aumentar o tráfego para sites. 62% dos entrevistados acreditam que as estratégias de marketing de suas empresas é eficaz e a maior meta é o aumento da presença orgânica.