Agora você pode procurar vídeos no YouTube utilizando #hashtags! A novidade foi implementada pelo YouTube para tornar mais fácil a busca por vídeos com conteúdos relacionados, da mesma forma como acontece no Instagram e no Twitter.

:: leia mais: YouTube lança ferramenta para proteger direitos autorais dos criadores de conteúdo ::

Os criadores de conteúdo podem utilizar as hashtags no título e na descrição dos vídeos do YouTube. Se não houver uma hashtag no título, as três primeiras hashtags da descrição serão exibidas acima do título do vídeo.  No caso do vídeo do novo clipe da Anitta, a única hashtag utilizada na descrição #Anitta aparece junto ao título. Co

Ao clicar ou tocar sobre uma hashtag, os usuários serão redirecionados para a busca da plataforma. Os resultados de pesquisa irão exibir outros vídeos que possuem aquela hashtag e conteúdo relacionado.

 

É importante ficar atento, pois o YouTube destacou algumas regras para o uso das hashtags:

  • Como todo conteúdo enviado para o YouTube, as hashtags devem seguir as políticas da plataforma.
  • Os criadores não devem adicionar mais de 15 hashtags. Caso o limite seja ultrapassado, o YouTube irá ignorar as tags do vídeo.
  • Os criadores não devem adicionar hashtags enganosas ou que não estejam relacionadas ao vídeo.
  • Não é permitido adicionar hashtags com o objetivo de humilhar, intimidar, expor ou ameaçar um indivíduo ou grupo. Também estão proibidas as hashtags com discurso de ódio e conteúdo sexual.


Caso um criador adicione hashtags que não estão de acordo com essas regras, o vídeo poderá ser removido do YouTube. Por isso, é sempre importante para os criadores de conteúdo estarem atualizados quanto às Políticas do YouTube.

A novidade está disponível para o aplicativo do YouTube no Android e para a versão web. Ainda não há previsão para a chegada do recurso para o sistema iOS.