O YouTube lançou nesta quarta-feira (11/07) a ferramenta Copyright Match, projetada para encontrar vídeos que foram publicados com o conteúdo de outros canais. A função visa fortalecer a proteção de direitos autorais e é similar ao Content ID, mas foi pensada especialmente para criadores de conteúdo.

:: Leia mais: Produzindo conteúdo no YouTube – 5 dicas de tags para os seus vídeos ::

 

Como funciona a ferramenta Copyright Match

Depois que você publicar um vídeo em seu canal, o YouTube ficará monitorando outros vídeos publicados na plataforma para verificar se algum deles é semelhante ou muito igual ao seu.

Se houver um match e o YouTube identificar que o seu vídeo foi republicado em outro canal, você receberá uma notificação na guia correspondências. Você é quem irá decidir o que vai fazer a seguir.

Você pode optar por não fazer nada, entrar em contato com o outro criador ou ainda solicitar que o YouTube remova o vídeo.

A novidade é muito parecida e funciona de maneira similar com uma ferramenta já utilizada no YouTube, o Content ID. A principal diferença está em quem pode utilizar as ferramentas.

O Content ID é acessado por proprietários de direitos autorais que atendem a critérios específicos do YouTube. Já a ferramenta de Copyright Match é destinada a todos os criadores de conteúdo.

A imagem abaixo, divulgada pelo YouTube, ilustra o processo.

 

O que é importante saber

1.Você deve ser a primeira pessoa a enviar o vídeo para o YouTube. É através da data de carregamento que a plataforma irá determinar qual vídeo é o original.

2. A Copyright Match é projetada para encontrar vídeos completos. Se você quiser remover um trecho do seu conteúdo que foi copiado, você pode denunciá-lo por meio de uma notificação de remoção por direitos autorais.

3. O YouTube pede que os criadores avaliem com cuidado cada correspondência para confirmar se realmente possuem os direitos autorais daquele conteúdo e se acreditam que eles estejam sendo violados.

 

A ferramenta Copyright Match estava sendo testada com criadores há quase um ano pelo YouTube. Na próxima semana, ela chegará a todos os youtubers com mais de cem mil inscritos e a ideia é que nos próximos meses chegue a todos os criadores parceiros do YouTube.