Após polêmica, YouTube esclarece quais são os filtros do Modo Restrito

Em março deste anos, os youtubers perceberam que, ao usar o YouTube no Modo Restrito, o conteúdo LGBT era censurado independente do assunto abordado.

Em março deste anos, os youtubers perceberam que, ao usar o YouTube no Modo Restrito, o conteúdo LGBT era censurado independente do assunto abordado. Recentemente o Google confirmou que ocorreu um erro sistêmico na plataforma e por conta disso estavam acontecendo estas falhas.

:: Entenda: Estaria o YouTube censurando o conteúdo LGBT? #YouTubeIsOverParty ::

A empresa lançou uma nota esclarecendo o ocorrido e informando as melhorias que foram feitas para contornar o problema. “Em março, nossa comunidade alertou-nos que nosso sistema não estava trabalhando corretamente, em particular, que estava filtrando incorretamente conteúdos no Modo Restrito que não deveriam ser filtrados. Em relação à engenharia, nós resolvemos o problema que estava filtrando incorretamente vídeos com esta característica, e agora 12 milhões de novos vídeos de todos os tipo – incluindo centenas de milhares de conteúdo LGBTQ+ – estão disponíveis no Modo Restrito.”

Disponível desde 2010, o Modo Restrito é uma ferramenta opcional que filtra o conteúdo por meio de algoritmos permitindo que os usuários tenham uma experiência limitada de visualizações no YouTube. A partir de agora o Modo Restrito não filtrará conteúdos pertencentes a indivíduos ou grupos com base em atributos como gênero, identidade de gênero, pontos de vista políticos, raça, religião ou orientação sexual.

Para tornar a ferramenta mais transparente foi divulgado quais os temas e conteúdos que não são exibidos no Modo Restrito:

Drogas e álcool: vídeos falando sobre o uso de drogas ou abuso, ou com criadores de conteúdo bebendo álcool em seus vídeos, provavelmente não estarão disponíveis no modo restrito.

Sexo: Embora algumas conversas educacionais e diretas sobre educação sexual possam ser incluídas no Modo Restrito, conversas excessivamente detalhadas sobre sexo ou atividade sexual provavelmente serão removidas. Este é um dos temas mais difíceis para treinar o sistema de filtros do YouTube e o contexto é fundamental. Se o vídeo musical apresenta temas adultos como sexo ou uso de drogas, esse vídeo provavelmente não entrará no Modo Restrito.

Violência: Se o vídeo inclui descrições gráficas de violência, atos violentos, catástrofes naturais e tragédias, ou mesmo violência nas notícias, provavelmente não aparecerá no Modo Restrito.

Temas sensíveis: Vídeos que cobrem detalhes específicos sobre eventos relacionados ao terrorismo, guerra, crime e conflitos políticos que resultaram em morte ou ferimentos graves podem não estar disponíveis no Modo Restrito, mesmo se nenhuma imagem gráfica for mostrada.

Linguagem profana e madura: linguagem inadequada, incluindo palavrões provavelmente  resultará na exclusão do vídeo no modo restrito.

:: Leia Também: YouTube lança projeto para promover conscientização e tolerância na internet ::