Um estudo da plataforma de estatísticas Statista revelou na semana passada dados interessantes sobre um dos sites mais acessados do mundo: o YouTube. Segundo a pesquisa, a plataforma é responsável sozinha por mais de 37% de todo o tráfego de internet via celular no mundo.

Para se ter noção da dimensão dessa porcentagem, vale a comparação com os números de outros grandes sites. O Facebook, por exemplo, tem mais de 2,3 bilhões de usuários e é responsável por 8,4% do tráfego. O Snapchat vem logo em seguida, com 8,3% do tráfego.

Isso quer dizer que o YouTube é quatro vezes maior que seus concorrentes no que se refere a acessos via celular e tablets. Se comparado a serviços como Instagram (5,7%), WhatsApp (3,7%) e Netflix (2,4%), a diferença é ainda mais significativa.

O Statista ainda descobriu que 52,2% de todo o tráfego da internet tem origem em um dispositivo móvel. Esses dados justificam as iniciativas do Google no sentido de aprimorar cada vez mais o YouTube para mobile. Algumas das mudanças recentes foram o formato dinâmico do player e os vídeos que rodam já página inicial da plataforma.

 

Leia também: “Stadia” é nova plataforma de streaming de jogos do Google