O YouTube começou a banir vídeos de “Bump Stock” (coronha de amortecimento), prática que ensina a como modificar armas de fogo para torná-las mais poderosas. A decisão veio na sequência do tiroteio em Las Vegas, o mais mortal na história dos Estados Unidos, onde um homem armado modificou sua arma para fazê-la disparar como um rifle automático.

O YouTube ressaltou que possui uma política forte contra conteúdos prejudiciais e perigosos. Com a tragédia recente em Las Vegas, a plataforma começou a observar com mais cuidado os vídeos que ensinam a modificar armas de fogo, fazendo com que disparem mais rapidamente, e expandiram a política de restrição para proibir esses vídeos

:: Leia Também: YouTube faz mudanças no algoritmo após tiroteio em Las Vegas ::

Quando um usuário faz uma busca sobre modificação de armas, o YouTube mostra um aviso de que o conteúdo foi removido e logo em seguida redireciona a pessoa para vídeos jornalísticos sobre a tragédia.

youtube

Ainda é possível encontrar pelo site alguns vídeos sobre “como funciona um bump stock“, como fazê-lo em jogos de videogame e outros de caráter jornalístico explicando como Stephen Paddock, autor dos disparos em Las Vegas, teria modificado suas armas para o ataque que matou dezenas de pessoas. Os vídeos sobre como funcionam não violam a conduta do site porque não ensinam como fazê-lo.

Tais modificações em armas são legais nos Estados Unidos. Até a tragédia, os vídeos eram permitidos sem nenhum tipo de restrição no YouTube.